Juara – Mato Grosso

3 de fevereiro de 2026 14:26

Chamada Pública e Pregão da Merenda escolar para 2026 será na próxima semana. Veja o Edital

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Juara já iniciou os preparativos para o fornecimento da merenda escolar do ano letivo de 2026.

As datas da chamada pública e do pregão presencial foram definidas e representam uma oportunidade importante tanto para agricultores familiares quanto para comerciantes locais participarem do processo de fornecimento de alimentos para as escolas estaduais do município.

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Educação de Juara, Alexandre Colinsque, a Chamada Pública será realizada no dia 18 de dezembro, enquanto o Pregão acontecerá no dia 19 de dezembro, ambos nas dependências da Escola Estadual Ediebe José Dias.

Já o cronograma específico voltado à alimentação escolar indígena prevê chamada pública no dia 16 de dezembro e pregão no dia 17 de dezembro.

A chamada pública é destinada exclusivamente aos agricultores familiares, pequenos sitiantes, chacareiros e produtores locais, conforme diretrizes do Governo Federal, que reserva parte dos recursos da alimentação escolar para esse segmento.

O objetivo é incentivar a produção local, garantir renda ao pequeno produtor e fortalecer a economia do município.

Produtores interessados devem acessar o edital disponível no site da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Juína e providenciar toda a documentação exigida, como certidões e projeto de venda.

A técnica da Empaer, Mayra, também presta orientação aos agricultores familiares para a elaboração dos projetos e organização da documentação necessária.

Já o pregão é voltado principalmente aos supermercados e comerciantes, tanto de Juara quanto de outros municípios. Segundo o NRE, Juara possui grande potencial de produção e comercialização, mas ainda poderia ter uma participação maior dos fornecedores locais nesse processo.

Atualmente, apenas com a merenda das escolas estaduais, são movimentados mais de R$ 2,3 milhões por ano no município. A participação de comerciantes locais contribui diretamente para que esse recurso permaneça circulando na economia da cidade, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

O edital contempla uma lista de 105 produtos que podem ser fornecidos às unidades escolares, o que amplia as chances de participação de diferentes segmentos do comércio.

A orientação é que os interessados façam uma leitura atenta do edital, pois a ausência de qualquer certidão como as da Vigilância Sanitária ou da Receita Federal pode resultar na desclassificação.

Outro ponto destacado é a segurança no pagamento. Segundo o Núcleo Regional de Educação, não há registros de atrasos nos repasses, tanto na rede estadual quanto no município, e além disso, o Estado prevê mecanismos de realinhamento de preços, garantindo que fornecedores não tenham prejuízos em casos de inflação, sazonalidade ou aumento inesperado de custos, como já ocorreu com produtos como cebola em anos anteriores.

A coordenação do NRE reforça o convite para que agricultores familiares e comerciantes de Juara participem do processo. “É uma oportunidade real de fornecer para as escolas, com pagamento em dia, segurança contratual e impacto direto no fortalecimento da economia local”, destacou o coordenador.

Os editais completos estão disponíveis no site da DRE, e os interessados devem se atentar aos prazos e exigências para garantir a participação.

Clique no link e baixe o edital completo: https://www.drejuina.com.br/editals

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.