A 20ª edição do tradicional Festival de Pesca de Porto dos Gaúchos consolidou-se mais uma vez como um dos principais eventos turísticos do município. Reunindo cerca de 200 embarcações e seus respectivos participantes, a competição distribuiu R$ 150 mil em prêmios, consagrando como campeã a equipe de Alta Floresta, que levou para casa R$ 50 mil.
O festival teve início na noite de sábado (2), com um grande show nacional do cantor Baitaca, realizado na Praça Leopoldina Wilke. A programação contou ainda com diversas atrações culturais e uma praça de alimentação movimentada, oferecendo uma variedade de comidas e bebidas para o público.
Na manhã de domingo, os pescadores se concentraram às margens do Rio Arinos para a inspeção das embarcações. A prova de pesca ocorreu até às 15h, com a cerimônia de premiação realizada às 18h, marcando o encerramento da disputa.
Paralelamente à competição de pesca, o domingo também foi marcado por um animado torneio de vôlei de areia, que contou com a participação de duplas renomadas de várias cidades, além de atletas locais.
O prefeito Vanderlei de Abreu destacou a importância do festival não apenas como atração turística, mas também como um forte impulsionador da economia local. “O evento mostra o potencial econômico, turístico e cultural de Porto dos Gaúchos para o Brasil inteiro”, afirmou.
À frente da organização pela primeira vez, a secretária municipal de Cultura, Rosilda Ferreira, celebrou o sucesso do evento. “Foi uma experiência gratificante. Encerramos o festival com êxito, cumprindo todas as normas e dentro do horário previsto”, concluiu.