Juara – Mato Grosso

24 de junho de 2024 19:20

[dataehoranews]

Começa dia 08 de junho o período do vazio sanitário da soja 2024

No próximo dia 08 de junho de 2024 terá início em todo Estado de Mato Grosso o período do vazio sanitário da soja, que irá até o dia 06 de setembro deste ano referente a safra 2024/25.

Nesse período de tempo que dura 90 dias de vigência do vazio sanitário fica proibida a existência de qualquer estágio vegetativo de soja, para evitar a existência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática.

Segundo, Lucas Sebrian, engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), unidade local de Juara, a doença causa perdas na lavoura, uma vez que leva ao amarelecimento precoce de folhas e caule e prejudica o enchimento dos grãos.

Durante o vazio sanitário, o Indea realizará fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido, e o sojicultor que não seguir o período fica sujeito a multas.

Lucas Sebrian explica que no ano passado, durante a vigência da medida fitossanitária foram realizadas diversas fiscalizações nas propriedades rurais de Juara e região.

Já o período de semeadura será entre os dias 07 de setembro e 08 de janeiro de 2025.

Diferente dos anos anteriores, em que essa data iniciava na 2ª quinzena de junho, a data foi antecipada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através da publicação da Portaria SDA/MAPA Nº 1.111.

Fonte: Radio Tucunare/acessenoticias/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br