No próximo dia 11 de abril de 2022 terá início a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1, e em Juara, a enfermeira Ariela Spada coordenadora de sala de vacinas do Centro de Saúde Frater Lucas explica que serão seguidas as normas Ministério da Saúde.
A campanha será realizada em duas etapas, sendo que a primeira vai até ao dia 30 de abril, e terá como público-alvo os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde.
Segundo a enfermeira Ariela, no dia 30 de abril será realizado o ‘Dia D’, onde todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população, e também vacinação contra Sarampo.
Nesse dia também serão vacinadas as crianças com idade entre 06 meses à 05 anos de idade.
Dados nacionais mostram que em 2021, de modo geral, todos os estados apresentaram uma baixa adesão dos grupos alvos no Brasil durante a campanha da gripe, provavelmente relacionada com a aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19. A média de cobertura nacional ficou em 72,8%, abaixo da meta mínima de 90%.
Diante disso, a enfermeira Ariela Spada coordenadora de sala de vacinas do Centro de Saúde Frater Lucas pede que as pessoas se conscientizem em Juara e vão até as unidades de saúde para receberem a dose da vacina contra a gripe Influenza H1N1 e mantenham saúde preservada.