O município de Juara apresenta um cenário positivo no mercado de trabalho neste mês de agosto, segundo informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine). De acordo com a coordenadora da unidade local, Vanilza Oliveira, o mês anterior encerrou com mais de 100 vagas abertas e, no momento, estão disponíveis 43 oportunidades de emprego, com destaque para funções no comércio. Entre elas, há uma seleção coletiva para vendedores e caixas, com entrevistas realizadas desde ontem e encerramento previsto para hoje, às 17h.
Vanilza destacou que Juara mantém um fluxo constante de vagas, oferecendo diversas opções para trabalhadores interessados. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o número de oportunidades permanece estável, sem aumento significativo. No entanto, a expectativa é de que, no fim deste ano, haja mais vagas temporárias no comércio, o que não ocorreu no final de 2024. Essas contratações sazonais, segundo ela, muitas vezes resultam em efetivação, garantindo empregos permanentes.
Ainda conforme a coordenadora do Sine, neste momento, a maioria das oportunidades disponíveis é para o comércio local, superando o número de vagas ligadas ao agronegócio. Ela lembrou que, em 2022, o setor agro foi o grande destaque em contratações, mas, a partir de 2023, o volume de vagas caiu, mantendo-se em menor número também em 2024 e agora em 2025.
Vanilza reforçou a importância de que os candidatos interessados procurem o Sine no período da tarde, entre 13h e 17h, sempre munidos de documento de identificação, devido às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, é recomendável levar o currículo atualizado, já que a maioria das empresas solicita esse documento no processo seletivo.
Ela orienta que os trabalhadores compareçam preparados, com vestimenta adequada e prontos para participar de entrevistas, pois muitas vezes as seletivas são imediatas. “A gente sempre fala que o trabalhador venha como se já estivesse indo para uma entrevista de emprego. Assim, conseguimos encaminhar de forma rápida e aumentar as chances de contratação”, concluiu.