baner topo1
Juara – Mato Grosso
Domingo, 28 de Novembro de 2021

Comissão em prol do Hospital do Câncer de Cuiabá será apresentada nessa sexta-feira na Rádio Tucunaré

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Sexta-feira no quadro de entrevistas do “Repórter Tucunaré”, a primeira comissão de Juara que vai assumir os trabalhos de campanha Hospital do Câncer de Cuiabá será apresentada.

Há mais de 10 anos Juara faz um trabalho intenso em prol do Hospital de Câncer de Barretos Estado de São Paulo e com muito sucesso. Um trabalho justo, que tem levado recursos para auxiliar a entidade, que fica em Barretos Estado de São Paulo e que, por vários anos  conta ainda com apoio de vários artistas de nome nacional sensibilizados com a causa. Um hospital que atende  bem todos que o procuram e conseguiu melhorar  sua estrutura graças ao apoio de pessoas do país todo.

No Brasil são muitas as entidades que precisam de apoio da população, desde hospitais até asilos e clínicas especializadas em doenças raras. Toda ajuda sempre é bem-vinda para tais Instituições que lutam para oferecer conforto e um bom tratamento a seus pacientes.

Nessa vertente, O Hosp. de Câncer de Cuiabá pede ajuda a população mato-grossense, para poder melhorar seu atendimento e adquirir mais condições nos tratamentos ofertados, afinal, a maioria dos pacientes do Estado, inclusive do Vale do Arinos, são atendidos nessa unidade de tratamento.

Sensibilizados com apelo feito pela Diretoria da entidade, um grupo de pessoas em Juara decidiu abraçar a causa.

São pessoas, que historicamente sempre apoiam várias ações sociais ao longo dos anos em Juara e que agora vão abraçar mais essa: Paulo Jueine, popular Paulo da Jumasa; Naget Ferro, coordenadora da Pastoral Social da Igreja Católica, Dirceu de Oliveira ativo nas questões religiosas e de ações para pavimentação de rodovias, Nando Conte e Cláudia Conte, ativistas nas causas de infraestrutura da região e apoiador de campanhas altruístas na Pestalozzi, asilo.

A Comissão está sendo formada e novos integrantes serão agregados a essa missão de ajudar o hospital mais próximo e que atende a maioria absoluta dos pacientes, que não tem nenhuma condição de pagar pelo tratamento e que sofrem muito ao ficarem longe de seus familiares.

Entenda como o SUS/MT atende pacientes regulados do interior para tratamento especializado em Cuiabá

Um paciente é diagnosticado de câncer em um município do interior, recebe da secretaria de saúde, a regulação para realizar tratamento no hospital de referência do seu Estado. No caso, se for câncer, o Hospital que atende pelo SUS em MT é o Hospital do Câncer de Cuiabá.

O paciente vai iniciar o tratamento e é levado pela secretaria de Saúde da sua cidade, sem pagar nenhum transporte e nem estadia, pois cada município tem previsão orçamentária para oferecer esses recursos aos seus pacientes.

Caso o paciente com câncer precise ser internado ou realize alguma cirurgia, ele receberá todo recurso sem desembolsar nada em Cuiabá, mas se nessa unidade não houver os recursos necessários ao seu tratamento, o Estado tem a obrigação de transferi-lo para outro Estado, onde existe o recurso ou até mesmo para fora do país.

Esse é o protocolo que deve ser seguido por Estados e Municípios para os paciente do SUS e funciona assim em todo país.

É importante saber que: Quando o paciente decide sair da sua cidade e vai buscar tratamento em Hospital de outro Estado, nem a Secretaria de Saúde de seu município e nem o seu Estado de origem, podem bancar despesas de transporte, estadia e medicamentos. Mesmo querendo, estão impedidos legalmente, pois os gestores precisam seguir as leis de diretrizes do SUS.

Quando o paciente decide assumir sozinho, onde vai buscar tratamento, rompendo esse protocolo, deverá arcar por sua conta e risco as despesas advindas.

Isso posto, para pacientes que não tem nenhuma condição de pagar viagens para outros estados e ainda, as estadias para si, enquanto se trata, é que agora, Juara estará dedicando esforços para melhorar o atendimento do Hospital do Câncer de Cuiabá, pensando nesses pacientes totalmente dependentes do poder público.

Site do Hospital para mais informações;

https://www.hcancer.com.br/

Dados estatísticos de atendimentos

Porto dos Gaúchos

2019 – 82

2020 – 47

2021 – 11 (atendimentos até 30/06/2021)

Juara

2019 – 723

2020 – 341

2021 – 175 (atendimentos até 30/06/2021)

Vídeo institucional do hospital do Câncer de Cuiabá

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤ por go7.site