Juara – Mato Grosso

27 de abril de 2024 00:17

[dataehoranews]

Confira ações parlamenteares de Vereadores de Juara

Após a Sessão ordinária do dia 04 de Abril, alguns parlamentares concederam entrevista para relatarem sobre suas ações. Confira

Vereador Eduardo Box apoiou com emenda realização da Copa Torsilax

O vereador Eduardo Box falou a reportagem da Rádio Tucunaré sobre a Copa Torsilax, que homenageou o ex-Vereador Pedro Cobo, falecido em 2021.

Ele parabenizou a organização e disse que destinou uma emenda parlamentar, que possibilitou um campeonato com “mais altura”, assim classificou.

A emenda já foi paga e todo domingo vai acontecer as partidas, a partir das 7 horas da manhã.

Outros eventos do esporte foram citados pelo parlamentar que tem atuado com força no setor.

Acompanhe

————-

A vereadora Marta Dalpiaz informa a Programação de atividades em prol dos portadores do Transtorno de Espectro Autista em Juara

A vereadora Marta Dalpiaz relatou a reportagem da Rádio Tucunaré, que na quinta-feira, dia 07, às 19 horas, haverá uma palestra no Plenário da Câmara, que Visa orientar as pessoas a respeito do tratamento a ser dado aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

Na sexta-feira, dia 08, na Praça dos Colonizadores haverá um atendimento aos pais de portadores desse transtorno e poderão adquirir uma carteirinha de identidade para essas crianças. No mesmo dia, às 19 horas, acontecerá uma reunião na Câmara com a presença da presidente da AMA de Cuiabá, para a discussão sobre a criação de uma Associação em Juara e que, talvez, abranja as demais cidades do Vale do Arinos, explicou a vereadora.

Durante a sessão ordinária Marta Dalpiaz indicou que o município disponibilize um psicólogo para atender os alunos e perceber casos de autismo e outras síndromes e também pediu a deputada Estadual Janaína Riva, para que o Estado conquiste a mesma medida para a escolas estaduais de Juara.

————-

Projeto de Lei para reajuste do Piso salarial da educação municipal está sendo aguardado pelo Vereador Luciano Olliveto

 O vereador Luciano Olliveto é membro da Comissão de Educação da Câmara de Juara e declarou que está acompanhando a questão do reajuste salarial referente ao piso dos profissionais do magistério desde o início do ano.

El contou que está aguardado projeto de lei, onde o prefeito já encaminhou para câmara porém, existiam alguns equívocos no projeto, que precisaram ser sanados e o executivo deve reencaminhar para Câmara ainda essa semana.

O vereador explicou, que ao fazer a leitura da Lei do Piso Salarial, ele entende que esse reajuste, de 36,20% para o ano de 2022 é para alcançar os profissionais da Educação de maneira geral, ou seja, apoiadores e também os técnicos de desenvolvimento educacional e de apoio educacional e o projeto que foi encaminhado para Câmara não contemplavam esses profissionais.

Ao realizarem um estudo, o vereador notou, que existe uma falta de compreensão da Lei. O parlamentar lembrou ainda, que o prefeito atual equilibrou as contas do município e que de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o município está com 47% de investimento em folha de pagamento e por isso, ele pode chegar aos 50%, pois o município tem saúde Econômica para fazer investimento na educação.

Vamos ouvi-lo.

————–

Parcerias entre produtores e Executivo tem agilizado obras de manutenção da estradas rurais, destaca vereador Wellington Martins

O vereador Wellington Martins dedicou suas palavras as parcerias que estão sendo realizadas na zona rural, entre produtores e Prefeitura, para realização dos reparos nas estradas.

O parlamentar lembrou, que existem vários locais com difíceis acessos e que essas parcerias tem possibilitado a agilização dos trabalhos e como estamos no mês de abril, ele acredita que está terminando a Estação das chuvas.

Wellington informou ainda, que as equipes da Secretaria de Estradas está neste momento indo sentido Distrito de Paranorte e acredita que os trabalhos devem ganhar mais força e mais celeridade, nas recuperações das estradas. Ouça

————

Vereadoras defendem criação de Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Juara.

A vereadora Sandy de Paula disse a reportagem da Rádio Tucunaré, que o mês de março é voltado para as necessidades da mulher e também seus direitos e com isso, ela e as Vereadoras Marta Dalpiaz e Monica Costa protocolaram um Projeto de Resolução 001/2022 que institui a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Juara.

As três vereadoras são da Comissão da mulher na casa de leis e esse projeto tem a finalidade de instituir dentro da Casa de Leis, as denúncias e encaminha-las aos órgãos competentes atos de discriminação contra a mulher. Acompanhe

———–

Vereador Eraldo Marquito comemora aprovação de PL que institui Rodeio Cutiano como patrimônio Cultural de Juara

O Vereador Eraldo Marquito informou a reportagem da Rádio Tucunaré, que apresentou Projeto de Lei instituindo o rodeio Cutiano como um evento cultural do município e já foi aprovado em primeira votação.

Na semana que vem acontecerá a segunda votação. Trata-se do rodeio em cavalo, que vai ganhar uma homenagem dessa casa de leis como patrimônio cultural de Juara, disse o vereador.

O PL foi analisado pelo departamento jurídico da casa de leis e acredita que será aprovado e sancionado.

Marquito lembrou, que o rodeio tem tradição histórica aqui na cidade e quer que em festas futuras a montaria em cavalo seja valorizada.

Ouça

———-

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br