Juara – Mato Grosso

17 de maio de 2024 20:17

[dataehoranews]

Confirmados dois casos de leptospirose em Juara e setor de zoonoses entre em alerta

A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais, e em Juara dois casos foram confirmados.

A Rádio Tucunaré de Juara entrevistou o médico veterinário João Vitor da Cruz, responsável pelo setor de zoonoses da prefeitura.

Durante a entrevista, João Vitor alertou sobre a ocorrência de dois casos confirmados de leptospirose no município, uma situação considerada atípica para a região.

A leptospirose, conhecida como a doença da urina do rato, é uma infecção bacteriana que pode ser grave, transmitida principalmente por roedores.

O veterinário explicou que a descoberta dos casos se deu após os pacientes procurarem atendimento médico, o que levou à confirmação da doença cerca de 10 a 15 dias depois.

Diante dessa situação, o setor de zoonoses da prefeitura tem intensificado os esforços para prevenir novas contaminações, orientando a população sobre a importância de medidas preventivas, especialmente em áreas propensas a infestação por roedores.

Como Prevenir a Leptospirose

Na entrevista, o especialista destacou que a transmissão da leptospirose acontece pelo contato com água ou solo contaminados pela urina de roedores infectados, o que inclui ratos de bueiro, de telhado e camundongos.

A ausência de casos anteriores na região torna os recentes diagnósticos um sinal de alerta para que a população adote medidas de controle e prevenção.

Entre as recomendações para reduzir o risco de contágio, João Vitor enfatizou a importância da higiene de alimentos e embalagens adquiridas, como enlatados e bebidas, antes de armazená-los em casa.

Lavar esses itens com água e sabão, e aplicar álcool 70% pode ser uma prática eficaz para eliminar possíveis contaminações.

A conscientização sobre a limpeza e o controle de roedores no ambiente doméstico e nas proximidades também se faz necessária para evitar a proliferação da bactéria responsável pela doença.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br