Juara – Mato Grosso

30 de maio de 2024 17:38

[dataehoranews]

CRAS de Juara alerta beneficiários para atualização cadastral do Cadastro Único para evitar bloqueio. Entenda

Foto Rádio Tucunaré

Na Tarde do dia 10, às 15 horas, aconteceu a Live com a Coordenadora do cadastro único do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vilma Santoro, cujo tema tratado foi sobre o Cadastro Único e a importância de os beneficiários façam o constante atualização dos dados e informações fornecidas.

O Cadastro Único é um programa para os programas sociais do Governo Federal, com informações coletadas nos municípios, cujo formulário é preenchido nas visitas ou pelo sistema eletrônico e o governo identifica famílias de baixa renda, e dependendo da renda familiar, elas podem ou não ser inseridas em algum programa.

As políticas sociais do estado se utilizam das informações do Cadastro Único como o cartão Ser, por exemplo, e o Governo Municipal também pode-se utilizar no caso de políticas de saneamento básico ou Habitacional, citou Vilma como exemplos.

A grande preocupação do CRAS em Juara é que muitas famílias de Juara, devido ao período da pandemia em que a obrigatoriedade de manter a atualização cadastral foi suspensa pelo governo, precisam voltar a atualizar se faz necessário, que os cadastrados compareçam no CRAS para atualizar endereços e outras informações para não perderem o benefício.

Para contatos com o CRAS de Juara é através do telefone (66) 3556-1910 que é fixo para atende telefones e também o whatsapp, explica Vilma.

Vilma explica que para pessoa conseguir se manter recebendo esse auxílio, a informação das crianças em relação à saúde sobre a vacinação em dia e pesagem e na área de educação, a frequência escolar são fundamentais para que a família continua recebendo os benefícios. Vilma alertou ainda que o governo federal faz cruzamento das informações e se caso alguma informação não bater com aquelas que estão no cadastro do beneficiário o benefício é suspenso por um prazo até que a pessoa compareça para atualizar as informações e se não comparecer poderá ficar excluída do benefício.

O Governo trabalha com 11 bancos de dados através do CPF do beneficiário com cruzamento de informações e o programa Auxílio Brasil, quando é concedido, o beneficiário passa a ter um compromisso com o Governo Federal de manter seus dados e cumprir com as obrigações.

Existem famílias prioritárias nesse momento, pois o governo divide em grupos e nesse momento, o Grupo 5 teve os benefícios bloqueados.

Vilma alerta, que as pessoas mesmo fazendo a informação ou exista a informação e o governo perceba que existe algo mal explicado, esse beneficiário fica arriscado a perde-lo.

Existem inúmeros fatores e problemas na sociedade como separações familiares, mudanças de endereço de domicilio ou para outra cidade ou estado, óbitos ou nascimentos e por isso, todas as informações precisam ser atualizadas constantemente para evitar a perda do benefício.

A coordenadora lembrou ainda que em caso de bloqueio total é muito difícil reconquistar o benefício e que essa operação demora cerca de seis meses, por isso o certo é evitar o corte.

Em Juara a pesagem do Auxílio Brasil acontecerá nos dias 22 ao 27 de outubro e todos devem levar o NIS (informação da escola) dos filhos nos seguintes locais:

ESF Jardim América em Porto Seguro – das 07 às 13 horas no dia 22

Nos dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro – das 07 às 13 horas

ESF Paranaguá

ESF Califórnia

ESF Alvorada santa Cruz

PSF Rural -até às 16 horas

PSF Paranorte

PSF Centro de Saúde

PSF Catuaí

PSF Jaú

Ao encerrar Vilma convocou com urgência três pessoas para que compareçam no CRAS para evitar a perda do benefício: Edileuza Maria de Souza, Franciele de Fatima de Proença e Aparecido Ribeiro dos Santos

Veja a live na integra com essa e outras informações

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br