Juara – Mato Grosso

24 de abril de 2024 14:44

[dataehoranews]

CTA/SAE de Juara faz avaliação das ações itinerantes realizadas no ano passado

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), e eles representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV (AIDS), das hepatites B e C e da sífilis.

No ano de 2021 o CTA de Juara realizou inúmeros atendimentos conforme disse a coordenadora Cristiane Avila da unidade.

Foram feitos diversos atendimentos nos bairros da cidade seguindo os protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19, orientações a população na Praça dos Colonizadores entre outros.

O teste rápido foi uma das ações que tem como objetivo informar em até 30 minutos se a pessoa é portadora ou não do vírus a partir da identificação de anticorpos contra o vírus.

De acordo com a coordenadora Cristiane Avila do CTA/SAE, as ações tiveram resultados positivos. Não houve em tese aumento nos casos das doenças, mas sim a constatação de alguns pacientes que são portadores de HIV e não comparecem para o tratamento regular.

Para o ano de 2022, os atendimentos já iniciaram e a Cristiane falou a reportagem da rádio Tucunaré que as realizações de testes rápidos podem ser realizados na unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou seja, nas unidades Básicas de Saúde, e destacou que fazer a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mesmo com a pandemia é essencial.

A coordenadora orientou ainda, que em caso de rompimento do preservativo durante o ato sexual, o paciente deve procurar em até 72 horas uma unidade de saúde, sendo no centro de saúde das 07:00h às 16:00h e no hospital municipal, caso seja final de semana ou feriado.

O CTA faz também os testes rápidos e a prevenção da saúde e tirando todas as dúvidas existentes sobre essas doenças.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br