Juara – Mato Grosso

20 de abril de 2024 16:29

[dataehoranews]

Defensora Pública destaca importância dos trabalhos de reciclagem em Juara

A Reciclagem é uma forma de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas, e nesse sentido, reciclar significa diminuir a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.

Em Juara existem vários catadores de produtos recicláveis que atuavam no lixão, as margens do Rio Arinos, porém, com a extinção do lixão devido a construção do aterro sanitário no Município de Novo Horizonte do Norte que atende a região, os catadores de produtos recicláveis ficaram ‘sem saída’.

Eles tiveram uma reunião com a Defensoria Pública de Juara, no sentido de receber orientações sobre como proceder, bem como as formas de trabalho que deverão ser seguidas a partir de agora.

A Defensora Pública de Juara, Carolina Giordana explica que o trabalho de reciclagem feito por esses catadores de produtos recicláveis é de muita importância, e muitas pessoas ainda não conhece, ou não entende, e acabam tendo preconceito. Ela disse que se faz necessário dar total atenção a esse trabalho, porque é um serviço social e ambiental.

Está sendo viabilizado através da Defensoria Pública de Juara junto ao Poder Público para intermediar melhores condições de vida a esses trabalhadores, que até então, estava em situação de extrema vulnerabilidade. “Eles não tinham local adequado para armazenar os produtores recicláveis, e o poder pública precisa apoiar para que eles tenham mais dignidade em seus trabalhos que é de grande valia para o meio ambiente”, concluiu a Defensora Pública de Juara Carolina.

José Gomes Rosa da Silva que trabalha com reciclagem a 22 anos em Juara explica que durante esses 22 anos, ele trabalhou com sua família no lixão, local onde conseguiu manter o sustento de sua família, e a agora com o fechamento do espaço, tudo ficou mais difícil.

Ele explica que além dele, existem outros catadores de reciclagem, mas que agora estão em casa, porque não tem condições de juntar os produtos por falta de condução. “Eu ainda tenho veículo e consigo fazer, agora os demais não sei como estão agindo ressaltou José Gomes”.

A ideia agora, é concluir a abertura de uma cooperativa, porque com isso melhoria a forma de trabalho, além de poder futuramente até mesmo conseguir um financiamento bancário, e assim poder exercer melhor sua profissão, segundo informou o catador.

O materiais recicláveis colhidos por eles são plástico, papelão, garrafa pet, restos de ferro velho, latas de tintas, entre outros.

Entenda sobre o trabalho:

O termo “Reciclagem” é proveniente da língua inglesa no qual “re” significa repetir e “cycle” corresponde à ciclo. Portanto, reciclagem é “repetir o ciclo”.

A partir da década de 70, a preocupação com a quantidade de lixo produzida pelo homem moderno, despertou o interesse de biólogos, ecologistas e estudiosos da área. O foco foram os problemas causados pela poluição ambiental, bem como do descarte de materiais que supostamente poderiam ser reaproveitados.

Na França e na Alemanha, por exemplo, a reciclagem é trabalho da iniciativa privada, ou seja, o fabricante de embalagens é considerado o responsável pelo descarte do lixo. Dessa forma, quando o cidadão compra uma pilha deve levar a antiga para a troca.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br