Juara – Mato Grosso

6 de outubro de 2024 21:36

Denúncia no MP atrasou mudança da Captação de Água para o Rio Arinos. Entenda o caso.

Uma prática desastrosa continua assombrando o desenvolvimento do município de Juara: o denuncismo.

Essa ação já trouxe prejuízos a população e como exemplo, citamos o projeto lançado na Gestão do ex prefeito Alcir Paulino “Juara 100% asfaltada” em 2013, que sofreu várias denúncias no Ministério Público, que causou a paralização das obras de pavimentação em quase todos os bairros de Juara.

Na ocasião o município recebeu do antigo Dep Federal Eliene Lima, uma emenda parlamentar de 20 milhões de reais entre outras emendas que vieram. Ocorre que, quando o MP recebe uma denúncia, tudo fica paralisado para que sejam apurados os fatos.

O tempo passou, as obras não foram feitas como planejado, perderam prazos, licitações perderam sentido, o prefeito saiu do mandato, o dinheiro desvalorizou e quem perdeu foi a população. Naquela ocasião uma forte rixa política entre grupos políticos norteava a cidade.

Em entrevista realizada no dia 12, na Rádio Tucunaré 89,3FM, o gerente da Concessionária Águas de Juara, Cláudio Cristofoli, respondeu a uma das principais dúvidas da população: Por que a captação de água do Rio Arinos, prevista no aditivo contratual com a Prefeitura, ainda não foi realizado? Segundo Cláudio, o atraso foi causado por uma denúncia no Ministério Público, que deu causa a uma ação civil pública, interrompendo o projeto.

Cláudio explicou essa denúncia, protocolada no Ministério Público, desencadeou uma investigação judicial para apurar a validade do aditivo contratual. Em consequência, aconteceu uma suspenção do contrato e também dos investimentos no projeto, mantendo apenas os trâmites burocráticos, enquanto aguardavam uma decisão judicial para o caso. “A empresa, sendo particular, não pode correr o risco de perder seus investimentos e diante disso, tivemos que esperar a decisão da justiça”, comentou Cláudio.

Após quatro anos de incertezas e investimentos paralisados, um acordo foi finalmente implementado em agosto deste ano.

A promotora de justiça atual, promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando encerrar a celeuma, fato que normalizou a situação e permitiu que a empresa retomasse seus planos de captação de água pelo Rio Arinos, conforme consta no contrato com a Prefeitura de Juara e validou o aditivo contratual com a Prefeitura.

Claudio informou ainda, que durante essa espera, mantiveram trabalho apenas nas exigências documentais de licenças, estudos e outros, até que a Justiça se manifestasse.

Agora, uma desapropriação de terras está em curso, nas margens do Rio Arinos, para que o duto que será construído bem como a nova Estação de Tratamento seja construído e assim que, a Prefeitura efetuar essa ação, as obras de construção começarão.

O duto percorrerá o trajeto do Rio Arinos, por dentro da cidade até chegar à Estação de Tratamento, que fica no centro da cidade, por isso, Cláudio estima que a nova captação começa esse ano, mas estará em pleno funcionamento somente em 2025.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.