Juara – Mato Grosso

18 de abril de 2024 19:01

[dataehoranews]

Dep. Janaina Riva revela que uso amador de fogos de artifício é caso de saúde pública e cita danos graves.

A deputada Janaína Riva em sua primeira entrevista em 2022, falou aos ouvintes da Rádio Tucunaré de Juara sobre os perigos do uso de fogos de artifício com ou sem estampido, devido a vários casos de pessoas que se machucam.

Janaína iniciou dizendo, que além da questão das crianças autistas, idosos, pessoas que têm convulsões ou síndrome de pânico, perturbação das crianças e animais que são pactuados com os fogos, é uma questão também de saúde pública.

A parlamentar informou que somente neste final de ano três pessoas ligadas de forma pessoal a ela, uma teve a casa queimada, outra perdeu a visão dos dois olhos e o terceiro está em vias de perder uma das visões devido a perfuração causada pelos fogos.

Em relação aos fogos ornamentais, que são manipulados por profissionais, e são treinados dados para lidar com esse produto, mas as pessoas de modo geral, não estão preparadas e não tem os devidos cuidados causando problemas para si ou para outros, alertou a parlamentar.

Em levantamento realizado junto aos hospitais da capital, na demanda entre os vários queimados, a deputada constatou que a causa foram os fogos de artifício, que são vetores de prejuízos para a vida das pessoas e também um gasto público, que poderia ser evitado, assim apontou.

Por todos esses motivos elencados, a deputada se posiciona contrária ao uso de fogos de forma amadora, para preservar a vida e vai manter luta, para que haja uma mudança de comportamento por parte da população.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de fogos de artifício no período de 2007 a 2017; sendo 70% queimaduras; 20% lesões com lacerações e cortes; e 10% amputações de membros superiores, lesões de córnea, lesão auditiva e perda de visão e de audição.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br