Juara – Mato Grosso

27 de abril de 2024 08:31

[dataehoranews]

Deputada Sandy lança E-book exaltando o potencial econômico do Vale do Arinos e seus principais desafios

fotos: Diego Saporski

Após o lançamento a parlamentar, também, apresentou um projeto de lei que visa a criação da Política de valorização turística do Vale do Arinos”.

A deputada estadual Sandy de Paula marca história ao lançar o primeiro E-book que conta a história e narra o potencial produtivo de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, intitulado de “Vale do Arinos – Desafios e Oportunidades”, na manhã desta quarta(27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Escrito por Sandy, o E-book é um resgate da história dos colonizadores, das riquezas do turismo e do potencial econômico e produtivo de região. “Temos um território gigantesco dentro do Vale do Arinos ainda preservado com a cobertura vegetal nativa. Isso mostra que possuímos um volume grande de produção agropecuária dentro de um equilíbrio ambiental, gerando riquezas para o estado de Mato Grosso, narra a deputada.

O VALE DO ARINOS EM NÚMEROS – De acordo com indicadores do IMEA (2022), o Valor Bruto de Produção agrícola (VBP) do Vale do Arinos na safra 2022/2023 atingiu R$ 7.353.087.100,77.

Em relação ao rebanho bovino, o Vale do Arinos possui cerca de 1.292.385 cabeças (Indea, 2023). Essa quantidade de bovinos nos quatro municípios do Vale do Arinos é maior do que o rebanho dos estados de Roraima (1.133.502 cabeças), Amapá (53.691 cabeças), Rio Grande do Norte (1.059.926 cabeças), Sergipe (1.121.930 cabeças) e Distrito Federal (85.544 cabeças) (IBGE, 2022). Portanto, a região do Vale do Arinos estaria ocupando o 22º lugar em rebanho bovino do país.

Ainda durante, a cerimônia de lançamento o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, agradeceu Sandy por apresentar o Vale do Arinos para Mato Grosso, “Parabéns pela iniciativa você tem todo o apoio da Assembleia legislativa”, falou o deputado.

O prefeito do município de Juara, Carlos Sirena, também esteve presente, “Eu vim te prestigiar por mostrar esse potencial para todos”.

Entre os vereadores e vereadoras presente, também de Juara, Marta Dalpiaz, relembrou sua história com o colonizador do município, Zé Paraná, “Eu entrevistei seu avô, Sandy, e foi muito importante ouvir tudo que ele falou, ouvir ele contar como tudo começou. Foi uma honra!”, encerrou a vereadora.

PROJETO DE LEI – Já, durante sessão parlamentar, Sandy apresentou um projeto de Lei que visa a criação da Política de Valorização Turística do Vale do Arinos.

A propositura tem o objetivo de promover e desenvolver o turismo sustentável na região, evidenciando as potencialidades turísticas do Rio Arinos e dos municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, integrando-os ao cenário turístico estadual e nacional.

Baixe o E-book – https://sandydepaula.com.br/ebook-arinos/

Fonte: Diego Saporski

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br