Juara – Mato Grosso

18 de junho de 2025 19:51

Desafios econômicos em Juara: outubro registra mais demissões que contratações.

Rádio Tucunaré

Juara, MT – Em um revés para a economia local, o mês de outubro de 2023 registrou um saldo negativo de empregos em Juara, um cenário não observado há muito tempo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a região enfrentou um declínio em vários setores significativos.

Até o fechamento dessa matéria o mês os dados do mês de novembro não estavam disponibilizados.

A reportagem da Rádio Tucunaré, constatou, que no setor agropecuário, tradicionalmente robusto, houve 115 admissões contra 122 demissões, resultando em um saldo negativo de 7 postos de trabalho. Este setor tem sido um pilar da economia local, e essa redução de empregos é uma surpresa preocupante.

A indústria, que havia mostrado um aumento nas contratações no mês anterior, apresentou uma queda acentuada em outubro, com 88 contratações e 117 desligamentos, culminando em um saldo negativo de 29 empregos.

A construção civil sofreu o maior impacto proporcional, com apenas 9 admissões frente a 34 desligamentos, um saldo negativo de 25 vagas. Esse resultado é indicativo de uma desaceleração no setor de construção, vital para o desenvolvimento infraestrutural da região.

Surpreendentemente, mesmo com a aproximação do Natal, o setor comercial também registrou um saldo negativo de 26 postos de trabalho, com 132 admissões e 158 desligamentos.

Contrastando com esses setores, o setor de serviços se destacou positivamente, com um saldo de 54 admissões, resultado de 118 contratações e 164 desligamentos.

No total, a cidade teve 462 admissões e 495 desligamentos, resultando em um saldo negativo de 33 empregos. Este aumento no desemprego em Juara é motivo de preocupação, especialmente em setores tradicionalmente fortes como o comércio.

Outro aspecto notável desses dados é a disparidade de gênero nas contratações, com 290 homens contratados contra 172 mulheres. A maior parte das contratações concentrou-se na faixa etária de 18 a 24 anos, seguida pela faixa dos 30 aos 39 anos. Em relação à escolaridade, o nível médio foi o mais requisitado nas contratações de outubro.

Esses números refletem os desafios enfrentados pela economia de Juara e destacam a necessidade de estratégias eficazes para reverter essa tendência e promover um crescimento equilibrado em todos os setores.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.