Nesse dia 18 de agosto comemora-se o Dia nacional do Campo Limpo, 18 de Agosto, que visa conscientizar as pessoas acerca dos malefícios trazidos pelas embalagens vazias de defensivos agrícolas abandonadas nos campos.
A criação da data é uma iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).
Entrevista rádio Tucunaré, o chefe do Indeia Márcio Dreher, disse que Juara é uma Regional que comporta Brasnorte, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Itanhangá e que a demanda é muito grande , pois Juara está passando por uma mudança de pecuária para lavoura e que usa muito agrotóxico. O chefe disse inda, que percebe que o Indeia está sendo muito procurado para fazer a devolução das embalagens.
O principal intenção do órgão é preservar o meio ambiente, mas também a correta aplicação dos defensivos e por isso os técnicos realizam visitas para orientar produtores de como utilizar e também o correto descarte da embalagem.
O diretor do Indeia em Mato Grosso Renan Tomazele estava na unidade de Juara, nesse dia 18, e informou que o trabalho é feito com bastante atenção e recebe a boa recepção dos produtores.
Todas as produtores que tiverem dúvidas de como descartar essas embalagens, podem procurar o Ideia mais próximo para sanar qualquer dúvida.
Renan declarou a reportagem da Rádio Tucunaré, que o sistema de devolução de embalagens vazias e uso de agrotóxicos, tanto o estado de Mato Grosso são referências na regularidade. Existem problemas, mas são pontuais e que se fosse para mensurar, não chegaria a 1% disse.
O diretor disse que o Brasil, devolve 94% das embalagens vazias dos produtos que consome, em um país com grandes dimensões como o nosso, o retorno é muito grande e dentro do Estado de Mato Grosso, esses números crescem ainda mais, sendo 98% de devolução das embalagens.
Relata ainda, que o sistema criado no Brasil deu certo e de todas as embalagens devolvidas encabeçados pelo sistema da npEV, daria para dar 15.000 voltas ao mundo de economia de caminhões, destacou o diretor.
Os revendedores tem indicado os locais corretos de descarte de agrotóxicos e também oferecem essa orientação e que somados a fiscalização do Indeia é que fazem esses números serem excelentes, pontuou o diretor.
Nesse dia 18 de agosto foi colocado dentro do calendário nacional para conscientizar a população em geral e sociedade em relação a esse importante trabalho de devolução e correto descarte das embalagens de agrotóxicos. A data é para mostrar para a sociedade que esse trabalho é bem feito, alertou.
Juara é um local de expansão agrícola e deverá receber um trabalho forte nas questões sanitárias promovidas pela ideia, mas já existe, apenas precisa ser ampliado, encerrou.