Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 22:07

[dataehoranews]

Dia “D” de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Juara será dia 20.Confira as informações.

O Ministério da Saúde iniciou uma campanha de vacinação contra poliomielite e multi vacinação, que acontecem juntas e no estado de Mato Grosso começou no dia 15 de agosto.

Todas as unidades do município de Juara estão vacinando.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Em entrevista à rádio Tucunaré, a enfermeira responsável pela sala de vacinação a espada, explicou que a campanha da poliomielite é a da “gotinha” e a meta é atingir o público de 1 até 5 anos.

A vacina de multivacinação vai até os adolescentes de 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação, devem levar as crianças na sala de vacinas.

No calendário vacinal ao todo são 24 vacinas, explicou Ariele Spada.

A enfermeira destacou, que no dia 20 será o Dia “D” e todas as unidades de saúde estarão abertas das 7 horas até às 13 horas para realizar esse dia de multivacinação.

É necessário levar a caderneta de vacinação para confirmar e conferir todo o esquema vacinal.

A poliomielite é uma doença que está erradicada no Brasil, mas como existem alguns casos no mundo a vacinação voltou a ser feita para prevenir que ela retorne ao país.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br