A Comunidade indígena Kaiabi se reuniu no último sábado, dia 23 de julho de 2023, onde através de eleição escolheram o novo Cacique da etnia, tendo sido eleito, Luiz Paulo e Eliane como vice cacique dos povos Kaiabi.
Com isso, Diniosio Maraiup que estava no cargo a 02 (dois) anos deixou seu posto para o sucessor, e ressaltou que, quando ele assumiu o cargo, teria deixado claro que ficaria no cargo de Cacique por apenas 02 (dois) anos ao invés de 04, e devido ao período pandêmico com o surgimento do Coronavirus (Covid-19), não pode concluir as ações que estavam previstas em seu mandato, mas que nesse último ano deixou os projetos e as ações bem encaminhadas para que o novo Cacique possa desempenhar seus trabalhos para melhoramento da Comunidade Indígena Kaiabi.
Dionisio disse que a maioria não queria que ele deixasse o cargo de Cacique, mas como ele é professor formado, agora tem como foco e objetivo ajudar a cuidar da parte cultural da etnia e buscar novos projetos para implantação da agricultura familiar entre outras novas ações e ideias.
Durante o período em que ele esteve a frente como Cacique, algumas ações importantes foram realizadas, entre elas, 1º Encontro das Mulheres Indígenas de Mato Grosso que está acontecendo na Aldeia Tatuí, Terra Indígena Kaiabi/Apiaká de Juara, que reuniu dezenas de mulheres.
Esse evento aconteceu em junho de 2022, e teve como coordenadora, a esposa de Dionisio, Dineva Maria kayabi.
O encontro teve como tema do encontro está sendo quando “Quando se unem crescem como os rios”, e reuniu mulheres indígenas de 07 regiões de Mato Grosso, sendo Cerrado/Pantanal, Xavante, Vale do Araguaia, Xingu, Norte Kayapó, Noroeste e Vale do Guaporé.
Ao falar sobre sua permanência no cargo de Cacique, Diniosio Maraiup agradeceu a todos que colaboram com sua gestão, ao pecuaristas e agricultores parceiros, a Rádio Tucunaré pela divulgação e disse que deixa seu legado nesse cargo, mas que continuará lutando pelo bem estar social e progresso dos povos indígenas kaiabi.a