Juara – Mato Grosso

7 de outubro de 2025 16:35

Educação municipal de Juara cresce e enfrenta novos desafios, disseram educadores e gestores públicos durante a 5ª Conferência municipal

A educação pública de Juara atravessa uma fase de expansão significativa, marcada por avanços importantes e desafios a serem superados, foi que disseram os gestores públicos e educadores durante a abertura da 5ª Conferência Municipal de Educação em Juara, que teve a participação de profissionais de todo Vale do Arinos, nesta quarta feira, 01 de outubro de 2025, no Centro de eventos Figueira.

Durante o seminário da educação realizado nesta semana, a secretária municipal de Educação, Fernanda Alves Ribas, destacou o fortalecimento da equipe de profissionais da rede e os resultados positivos obtidos pelas escolas locais.

Fernanda relembrou que, em 2012, a rede municipal atendia cerca de 290 estudantes e contava com pouco mais de 200 servidores. Esse número cresceu de forma expressiva: em 2023 já eram 450 alunos e, atualmente, em 2025, a rede soma 4.188 estudantes e 657 profissionais da educação. Esse aumento no número de servidores representa praticamente o triplo em pouco mais de dez anos.

A secretária Fernanda, enfatizou que o crescimento da educação está diretamente ligado ao progresso do município, e ressaltou a expansão da rede educacional acompanha o desenvolvimento de Juara, e frisou,  “queremos uma cidade cada vez mais empreendedora e em constante evolução”.

Um dos pontos de atenção mencionados pela gestora é o transporte escolar. Apesar de contar com 58 rotas em funcionamento, o serviço ainda depende de empresas terceirizadas por conta da limitação na frota própria do município.

O seminário também foi palco da apresentação de resultados pedagógicos, especialmente no que se refere à alfabetização das crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Fernanda ressaltou a importância do envolvimento das famílias e o progresso dos alunos. “Quando vemos os pais confiando na escola e as crianças lendo e se apresentando com segurança, temos a certeza de que estamos oferecendo um ensino de qualidade.”

Outro aspecto importante destacado foi a presença de alunos estrangeiros nas escolas de Juara, vindos principalmente da Venezuela, Bolívia e Paraguai. Essa diversidade tem exigido dos professores uma atenção especial à adaptação linguística e ao ensino do português, mas também representa uma oportunidade de enriquecimento cultural.

“É um desafio adicional, mas que nos impulsiona a buscar mais conhecimento. Hoje, contamos com a tecnologia como aliada nesse processo de adaptação”, explicou a secretária.

O seminário de educação é realizado semestralmente e envolve praticamente todos os servidores da rede municipal. Durante o evento, as aulas são suspensas para que os profissionais possam se dedicar à formação, valorização e análise dos resultados educacionais.

“Ontem realizamos o conselho de classe, que é essencial para avaliarmos o desempenho dos alunos. E hoje conseguimos reunir quase todo o nosso corpo docente e técnico, em um momento muito rico de troca de experiências e aprendizado coletivo”, finalizou Fernanda Alves Ribas.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.