A prática de distribuir santinhos durante campanhas eleitorais é um hábito antigo e autorizado, destinado a oferecer aos eleitores o número do candidato que concorre a um cargo público. No entanto, essa atividade, quando mal orientada, pode resultar em efeitos contrários, causando desconforto e até aversão por parte do eleitorado.
Esse é o caso relatado por vários moradores de Juara, que enviaram mensagens à Rádio Tucunaré para expressar sua insatisfação com a maneira como os santinhos estão sendo distribuídos.
Moradores do bairro Jardim América, em especial, têm se queixado da atitude de cabos eleitorais, que despejam santinhos de forma desorganizada, jogando-os nos portões e jardins das casas sem qualquer critério ou autorização. Essa prática tem irritado os moradores, que relatam a sujeira constante em suas calçadas, criando um clima de insatisfação generalizada.
Em um áudio enviado à Rádio Tucunaré, a moradora Dona Claudia, residente do bairro Jardim América, fez um apelo para que os cabos eleitorais das coligações em disputa mudem de atitude e respeitem os eleitores. Ela destaca que essa abordagem agressiva e desordenada não contribui em nada para a imagem dos candidatos, muito pelo contrário, pode prejudicá-los.
A moradora do Bairro Jardim América fez o seguinte desabafo: “Bom dia! Eu quero fazer uma reclamação em relação a esses papéis de candidato. Eu não aguento mais, sabe? Todo dia eu levanto meu portão, está cheio de papel de candidato. Eu não sei por que eles fazem isso, por quê? Eu não vou votar no candidato só porque ele coloca o papel dele aqui no meu portão. Muito pelo contrário, aí é que eu não vou votar mesmo. Eu sou daqui do bairro Jardim América, então eles têm que orientar esse pessoal que está trabalhando para eles, porque provavelmente os candidatos não devem nem estar sabendo que eles estão fazendo isso, né? Não pede autorização, simplesmente vai colocando. E fica, aqui ó, todo dia eu acordo, venho aqui de manhã, está cheio de papel aqui. Aí para eles pararem de ficar fazendo isso.”
A situação tem gerado um desgaste entre os eleitores, que já lidam com a sujeira e o incômodo de ver suas casas cheias de material de campanha jogado sem critério. Em uma campanha que dura mais de 30 dias, são pelo mesmo 30 dias que os moradores têm que lidar com esse transtorno diário.
A Rádio Tucunaré faz um apelo para que os candidatos orientem melhor seus cabos eleitorais, pois uma propaganda mal feita pode acabar prejudicando mais do que ajudando.
Os moradores esperam que, com a conscientização, os cabos eleitorais possam ser mais cuidadosos e respeitosos, evitando atitudes que irritem a população e criem um “ranço” contra os próprios candidatos que estão tentando promover.