O prefeito de Juara, Nei da Farmácia, e o vice-prefeito, Léo Boy, estiveram nesta segunda-feira, 1º de setembro, em Cuiabá, onde participaram da cerimônia de assinatura de contratos de concessão de três lotes de rodovias estaduais.
A região de Juara foi contemplada no Lote 1 – denominado Rota do Arino, que inclui as rodovias MT-160, MT-220, MT-242 e MT-338.
O ato foi conduzido pelo chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e pelo secretário da SINFRA, Marcelo de Oliveira, já que o governador Mauro Mendes, que sofreu um acidente, não pôde comparecer.
Durante a solenidade, os gestores reforçaram ao governo estadual e às lideranças presentes a importância da pavimentação da MT-160, no trecho que liga Juara ao Posto Gil, em Diamantino, uma obra considerada estratégica, pois pode reduzir em cerca de 103 quilômetros a distância até Cuiabá, encurtando o trajeto e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária. Segundo eles, esse projeto já está em fase de elaboração com apoio de associações locais e de famílias Piovesan, que colaboram na estruturação técnica, e deverá seguir para análise e aprovação na SINFRA e na Procuradoria-Geral do Estado.
O prefeito e o vice destacaram que, além da MT-160, também aproveitaram a viagem para tratar de convênios relativos à MT-338, que liga Juara a Águas Claras, e que já se encontra em análise para reequilíbrio de valores, o que deve permitir a licitação da pavimentação ainda este ano ou, no máximo, no início de 2026, após o período chuvoso. Outro ponto levantado foi a recuperação de trechos da Beira Rio e a situação da MT-325, que leva ao Rio dos Peixes, todos considerados vitais para o desenvolvimento regional.
Nei da Farmácia e Léo Boy ressaltaram ainda que a agenda em Cuiabá foi aproveitada para discutir questões ligadas à saúde, incluindo recursos para cirurgias eletivas, e também projetos habitacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal, que poderão facilitar o acesso da população ao financiamento direto para construção de moradias. Ambos pediram paciência à comunidade, lembrando que os avanços estão acontecendo gradualmente, mas garantiram que não têm medido esforços para trazer resultados concretos à população juarense.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a assinatura da concessão representa um marco para o Vale do Arinos, mas o desafio agora é transformar esses contratos em obras efetivas, sobretudo na MT-160, considerada a grande prioridade para encurtar distâncias e integrar Juara de forma mais competitiva ao restante de Mato Grosso.