Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022

Empaer e secretaria do agronegócio de Juara incentivam a produção da café nos assentamentos de Juara

As regiões de assentamentos em Juara, como Gleba Japuranã, Projeto de Assentamentos (P.A) do Vale do Arinos e Paranorte receberam a visita do engenheiro agrônomo da Empaer, Igor Murilo que fez orientação e recomendações de tratos na área cultural sobre a plantão de café.

A cultura, segundo o engenheiro já está em desenvolvimento a quase 02 anos, onde já está começando a florada do café, e por isso, os produtores necessitam de orientações para terem uma boa colheita, uma vez que essa cultura muito depende da questão do solo, que precisa ser profundo e com drenagem e sem piçarra, nada que interfira no sistema radícula.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Igor Murilo explica que toda área a ser plantada o café necessita de uma boa observação, e nessas localidades acima citadas percebe-se que as áreas são bem drenadas e são consideradas área propícias para o cultivo do café.

As áreas cultivadas nas localidades dos Gleba Japuranã, Projeto de Assentamentos (P.A) do Vale do Arinos e Paranorte são pequenas, com no máximo um hectare e meio da produção do café.

Para Igor Murilo, essa é uma das alternativas das famílias dessas regiões terem mais uma fonte de renda.

Acima desse tipo de produção, a região de acordo com as análises do engenheiro é uma região propícia ainda para cultura do gado de corte e gado leiteiro (girolanda).

Parceria:

A prefeitura de Juara através da secretaria municipal do agronegócio tem dado total incentivo para que os interessados em produzir o café tenham condições de trabalhar com essa cultura, inclusive com produção e mudas.

O secretário municipal do agronegócio em Juara, Rafael Semensato explicou que tem dado suporte para os produtores que se interessam pela cadeia produtiva do café, e que já foram testados algumas amostras do café Clonal e que já tem produtores colhendo frutos.

Já existe por parte da prefeitura de Juara através da secretaria municipal do agronegócio, um projeto de mudas do café Clonal, no qual o secretário disse estar muito contente com a realização desse trabalho, uma parceria com a Empaer que está dando certo no setor econômico e produtivo em Juara.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.