Na tarde do dia 25 de outubro de 2024, a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) esteve na Aldeia Tatuí, encerramento as oficinas do programa Acessuas Trabalho que foram realizadas com as etnias Kayabi e Munduruku.
As oficinas tiveram início no mês de Julho, e foram realizadas uma vez por mês aos sábados com os temas empreendedorismo, gestão financeira e boas práticas no manejo da Castanha.
O programa atende a beneficiários do SUAS com vistas a capacita-los na geração de renda e trabalho.
Através da equipe volante e equipe técnica do CRAS que uniu forças junto ao trabalho voluntário do professor agrônomo Adilson de Oliveira, trinta indígenas, em sua maioria mulheres, receberam em uma formatura, com direito a café da tarde e dança tradicional seus certificados.
A iniciativa da realização das oficinas com as comunidades indígenas partiu da demanda identificada através do trabalho da equipe volante, composta pela coordenadora Benedita Maria de Jesus Oliveira e assistente social Ediana do Nascimento Neves que desempenham atividades de atendimento e acompanhamento de famílias em situações de vulnerabilidade social.
As comunidades relatam o êxodo de indígenas que decidem morar na área urbana a busca de trabalho e seu desejo de valorizar e manter as tradições e cultura e por isso precisam de capacitação e apoio para empreendimentos dentro das suas terras.