Estamos vivendo a Semana Maior, que é a Semana Santa, onde se comemora morte e Ressureição de Jesus Cristo, embora saibamos que existem muitas divergências sobre essa comemoração entre as instituições religiosas.
A reportagem da Rádio Tucunaré e Portal acessenoticias entrevistou algumas instituições e entidades religiosas que falaram sobre o significado dessa data considerada uma das mais importantes do ano.
Para os católicos, a Páscoa é a celebração mais importante do ano litúrgico. Ela comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a fé cristã, aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.
Esse evento simboliza a vitória da vida sobre a morte, o triunfo do amor e da esperança, e a concretização da promessa de salvação feita por Deus.
A Páscoa marca o fim da Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos e passa pela Quinta-feira Santa (instituição da Eucaristia) e a Sexta-feira Santa (paixão e morte de Jesus). É um tempo de renovação espiritual, perdão e reflexão sobre o sacrifício de Cristo pela humanidade.
Já o pastor Eudes Nascimento Barbosa, presidente da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira de Juara também classificou como uma grande importância a Semana Santa e a celebração da Páscoa.
Para os evangélicos, a Páscoa tem um significado profundamente espiritual e está centrada na ressurreição de Jesus Cristo. Eles creem que, após ser crucificado, Jesus ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte e oferecendo salvação e vida eterna a todos que creem nele.
Diferente das tradições mais comerciais (como o coelhinho e os ovos de chocolate), os evangélicos costumam celebrar a Páscoa com cultos de adoração, orações, leitura da Bíblia e reflexão sobre o sacrifício e a vitória de Cristo. É um momento de gratidão e renovação da fé.
A secretária municipal de assistência Social e Trabalho de Juara Cristina Mota explicou que pequena confraternização são feitas com os alunos que participam das atividades de fortalecimento de vínculos, como forma simbólica de celebrar a Páscoa, embora sabendo que o verdadeiro significado não é apenas um ovo de Páscoa, mas sim a fé em Cristo Jesus ressucitado.