Juara – Mato Grosso

9 de janeiro de 2025 19:58

Entraves burocráticos: “Estamos com recursos consideráveis em conta, mas com as mãos amarradas”, disse Secr. de Finanças de Juara. Entenda a situação legal.

Na manhã de hoje, 09 de janeiro, o secretário de Finanças da Prefeitura de Juara, José Roberto, concedeu esclarecimentos importantes sobre os desafios enfrentados pela nova gestão do município.

A entrevista foi encaminhada à Rádio Tucunaré pela assessoria de imprensa da Prefeitura, trazendo detalhes sobre a situação orçamentária e os trâmites necessários para o funcionamento da máquina pública.

Segundo o secretário, a Prefeitura encontra-se temporariamente impossibilitada de realizar novos gastos, investimentos ou projetos devido à ausência de um orçamento aprovado. José Roberto explicou que, embora a prefeitura disponha de recursos financeiros em conta, a execução de despesas e serviços depende de um orçamento sancionado com força de lei. “O município não consegue trabalhar sem ter um orçamento aprovado.Na máquina pública, não basta ter recursos financeiros, é necessário um orçamento que permita empenhar despesas e executar serviços essenciais para a população”, destacou.

A transição de governo também trouxe à tona outras questões burocráticas, como a necessidade de liberação de contas bancárias e a obtenção de novas senhas de acesso.

O secretário explicou que, sempre que há troca de prefeitos e secretários, é preciso apresentar documentos como termos de posse, atas e portarias aos bancos para liberar o acesso às contas do município. “Esse processo é exigido por lei e, em ano de eleições municipais no Brasil inteiro, a sobrecarga nos principais bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, causa morosidade na liberação dessas chaves e senhas”, relatou.

A continuidade do funcionamento da gestão pública depende diretamente da superação desses entraves. José Roberto aproveitou para enfatizar que o período atual é delicado, com demandas acumuladas e expectativas da população por ações rápidas da prefeitura.

Previsão de liberação do orçamento e prioridades da gestão

Durante a entrevista, o secretário de Finanças também trouxe boas notícias. Segundo ele, o orçamento para o exercício de 2025 está em fase final de aprovação e deve ser publicado em breve. “Conversei informalmente com o prefeito Ney, e ele informou que, possivelmente, entre hoje e amanhã o orçamento será aprovado. A partir da semana que vem, a prefeitura já poderá dar andamento nos trabalhos e executar obras importantes”, afirmou José Roberto.

Um dos focos principais da gestão será a manutenção de estradas e pontes, especialmente devido ao período chuvoso, que intensifica os problemas nessas áreas. Ele destacou que há cerca de R$ 400 mil em recursos do FETAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) disponíveis, mas que, sem a aprovação do orçamento, esses valores não podem ser utilizados. “Estamos com recursos consideráveis em conta, mas com as mãos amarradas. Assim que tudo estiver liberado, poderemos iniciar obras e serviços essenciais para a população”, pontuou.

José Roberto também ressaltou a transparência nas contas públicas, garantindo que não há segredos quanto aos recursos disponíveis e os desafios enfrentados. Ele frisou que, com o orçamento aprovado, a expectativa é de que a prefeitura volte à plena atividade rapidamente, atendendo às demandas mais urgentes do município.

A declaração do secretário reflete a preocupação da nova gestão em enfrentar os entraves burocráticos e alinhar a administração pública às expectativas da população de Juara.

Com a liberação esperada do orçamento nos próximos dias, a prefeitura planeja começar 2025 com força total, priorizando as necessidades mais críticas da comunidade e garantindo que os recursos disponíveis sejam aplicados com eficiência.

Fonte: Rádio Tucunaré e acesso notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.