Juara – Mato Grosso

19 de março de 2024 05:32

[dataehoranews]

Entrevista exclusiva com o Presidente Estadual do partido Cidadania em MT Dr. Marco Marrafon

Em passagem pela cidade de Juara, local onde viveu sua adolescência, o jurista, professor e presidente do Partido CIDADANIA em MT, Marco Marrafon, concedeu entrevista exclusiva a Rádio Tucunaré para falar sobre política e os planos que o partido tem para o estado.

Dr Marco além de profissional liberal, professor e atuante na política mato-grossense e nacional você é um juarense muito querido, e conhece muitas pessoas. O que você nos conta dessa passagem aqui pra Juara?

Resp: Para mim é uma alegria muito grande estar aqui, somos grandes amigos e as lembranças de infância, lembro de toda uma vida com a minha família, que esteve aqui e encontrar os amigos é muito bom. O que eu tenho visto antes da pandemia e depois da pandemia, já percebi que a cidade está crescendo muito.  Efetivamente hoje, com muito orgulho, poder cada vez que venho aqui, perceber mais o estado do futuro, então é o motivo de alegria, vir aqui e rever os amigos. Estou resolvendo negócio familiares de meus pais e também poder debater, discutir os projetos de desenvolvimento, ouvir as demandas de Juara e do estado de Mato Grosso.

Você faz parte de uma nova geração de políticos, com conceitos evoluídos, na questão do trato com a coisa pública, até por que, você é jurista constitucionalista e conhece a fundo a nossa constituição. Quais são seus planos para nós?

Resp: Desde que eu deixei o governo da gestão passada, tenho dedicado muito a advocacia, a vida acadêmica, dando aula, em vários locais no Brasil inteiro, da área de direito constitucional e cada vez mais, nos aprimorando para poder contribuir efetivamente com o Estado de Mato Grosso, do processo legislativo, nas novas leis, então estamos construído uma boa chapa pelo partido CIDADANIA disputa de deputado estadual e deputado Federal, sendo que nesse momento, então, tenho me colocado como pré-candidato a Deputado Federal para representar toda região, aqui também e o Estado de Mato Grosso.

Dentro dessa proposta nova, vocês têm feito algumas afiliações de com amigos de pessoas que comungam do mesmos ideais e objetivos. Como está essa agregação de valores para o partido CIDADANIA?

Resp: Está sendo muito positiva. Definimos uma plataforma de compromisso irrestrito, com quem gera, produz emprego, e assim reduzir a desigualdade com quem quer trabalhar, com a inovação. Tivemos uma eleição de prefeitos muito positivas e tivemos a maior bancada eleita em Cuiabá, com três vereadores, que são bastante atuantes. No combate a corrupção, em busca de uma política de resultados, já fizemos a prefeitura Lucas com o vice, Prefeitura em Nova Mutum, em Cuiabá, em Juara nós temos aí a alegria de contar no nosso quadro de afiliados com a primeira dama Sílvia, com o Secretário Zé Roberto Secretário João Baptista (João do hospital), então o grupo que tem se fortalecido, é um grupo de um partido que pensa em resultados e não fazer politicagem, não ficar de “mi mi mi”, e nem debatendo ideologia. O que nós queremos é cidadania! É construir um partido, que busque resultados e compromissos com a população e para isso, é exercer muito mais trabalho, do que ficar na “falação” é só ficar arrumando confusão.

Do seu ponto de vista pessoal e do momento quando você enveredou na vida pública e teve contato direto com a gestão na SEDUC, na sua concepção, o que mais te acrescentou na vida pública até o momento?

Resp: Eu tinha uma formação muito acadêmica bastante teórica, que me acrescentou foi justamente a possibilidade de pensar para reduzir a democracia, para que o estado não atrapalhe a vida das pessoas, que não suporta mais tanta tributação, tanta taxação, não suporta mais, tanto fiscalizações muitas vezes absurdas, que atrapalham a vida de quem quer trabalhar e um compromisso e com resultados! Eu tenho muito orgulho de dizer, que fiquei apenas um ano e 10 meses da Secretaria de Educação e os números são muito fortes, pois num período tão curto, em um período de crise econômica no Brasil, muito intenso, sem  medo de falar, por exemplo, havia na época apenas uma escola militar no Estado eu entreguei 06 e deixei preparado mais duas, ou seja, são 08 escolas projetadas inclusive, escola militar de Juara, escola Militar de Sorriso, de Lucas do Rio Verde, de Confresa, então, foi um movimento muito intenso naquele período, que gerou muito resultados, que a sociedade aplaudiu. Levamos uma outra bandeira, onde em um ano e 10 meses de curso implantamos em tempo recorde, mais de 40 escolas integrais. A escola integral, ela dá três refeições aos estudantes e por isso, muita gente começou melhorar o desempenho, porque passou a ter uma alimentação equilibrada e balanceada e ela trouxe outras atividades, uma nova metodologia. Ela foi inovadora! Não foram uma nem duas, em um ano e 10 meses, foram 40 escolas! O que significa? Significa uma gestão de resultados, não houve, durante toda minha gestão, nenhum, absolutamente nenhum escândalo de corrupção! Não respondo a nenhum processo, porque a gente era intransigente com a o trato da coisa pública! Com honestidade, mas fazíamos as entregas que a população precisava, então quando se faz o certo, dá pra fazer ! Em apenas um ano e 10 meses, mas temos aí muitas alegrias, aqui em Juara, fizemos a reforma da escola Luiza Nunes Bezerra, a entrega do ar-condicionado na escola Iara, a escola militar, o projeto nosso da escola Centro Integrado, escola da comunidade, que ficou um tempo debatendo e acabou, porque eu não estava mais na secretaria e por isso não avançou, então, muito foi feito por todos os municípios, isso me orgulha muito!

Você acredita, que daqui para frente, até por conta desses modelos que vão sendo demonstrados em gestões, com essa mesma envergadura, que a tendência é agregar pessoas que tenham essa mesma visão ?

Resp: Com certeza sou uma pessoa tem muita esperança, sabemos que estamos passando por um momento  de muita atenção, de muita polarização, mas também esses momentos são momentos de transformação e a gente espera, que as pessoas possam cada vez mais, reatar o diálogo e discutir com serenidade e compromisso, porque a gente sabe, que são órgãos de controle muito importantes e que essa nova geração, tem preocupado, tem se preocupado muito em aplicar os recursos públicos, da maneira que é correta, da maneira que chegue nas bases, então, esse compromisso é um compromisso que a gente olha com muita esperança no futuro e por isso tem proposto, novos modelos de pensar, onde a campanha política tem que ser mais barata, tem que ser com base na conscientização, no diálogo:  menos grito e mais reflexão! Mas assim: gente, vamos para de falar de ideologia e vamos sentar à mesa e resolver o problema? Quando você senta, e diz “vamos resolver”, sai uma solução. Tem uma atenção, tem uma briga, mas a solução e o problema está resolvido. Se a gente só ficar pensando em gastar o nosso tempo e arrumar confusão, aí então a política não vai evoluir a sociedade também vai sofrer muito, com o Estado inoperante.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br