Juara – Mato Grosso

14 de abril de 2024 15:55

[dataehoranews]

Entrevista Exclusiva: Pecuarista Nando Conte comenta expectativas do mercado da carne após habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação

Luiz Fernando Conte, mais conhecido como Nando Conte, que além de ser de Juara, é o 1º Vice-Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Diante do cenário nacional e internacional do mercado da carne, a equipe de reportagem da Rádio Tucunaré teve o privilégio de entrevistar o renomado pecuarista Luiz Fernando Conte, mais conhecido como Nando Conte, que além de ser de Juara, é o 1º Vice-Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Durante a entrevista, Nando Conte discutiu sobre o recente anúncio da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC), que habilitou 38 novas plantas frigoríficas do Brasil para exportação de carnes ao gigante asiático, e as expectativas de mercado para os produtores da região do Vale do Arinos, Mato Grosso, e do Brasil.

Nando Conte destacou que, embora haja um ciclo de baixa no mercado da carne, a habilitação das novas plantas frigoríficas é uma conquista bem-vinda. Ele enfatizou que essa medida amplia o leque de participantes no mercado chinês, antes restrito a poucas plantas. No estado de Mato Grosso, por exemplo, o número de plantas habilitadas dobrou, o que representa uma oportunidade significativa para os produtores locais.

Porém, ele ressaltou que essa conquista não elimina os desafios enfrentados pelo setor, especialmente durante o ciclo de baixa. Nando enfatizou a importância de os produtores avaliarem seus investimentos, remanejarem custos e focarem na eficiência dentro de suas propriedades para enfrentar os desafios atuais e prepararem-se para o futuro.

Quando questionado sobre a orientação para os pequenos produtores que enfrentam dificuldades em manter suas matrizes, Nando destacou a importância da avaliação criteriosa do rebanho, priorizando os animais mais produtivos e jovens. Ele encorajou os pequenos produtores a apostarem em animais com maior capacidade de produção e a planejarem estrategicamente para aproveitar as oportunidades de mercado que surgirão nos próximos anos.

Diante das perspectivas otimistas para o mercado da carne, Nando Conte concluiu a entrevista expressando confiança em um futuro próspero para a pecuária, onde os produtores poderão superar os desafios atuais e colher os frutos de seus investimentos no longo prazo.

Fonte: Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias/Fernando José.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br