Juara – Mato Grosso

13 de abril de 2024 00:15

[dataehoranews]

Escola Daury Riva divulga Projeto de Meliponário para abelhas sem ferrão em Juara. Participe

A Escola Estadual Plena Daury Riva está promovendo um projeto que visa resgatar abelhas sem ferrão, que fazem seus sistema reprodutores nas casas de Juara e que vezes são mortas.

O autor do projeto é o professor Aparecido Silva, popular Cido Silva, que disse à Rádio Tucunaré, que esse é um trabalho de resgate desse tipo de abelha, sem ferrão, do ambiente urbano e também Rural.

A abelha é responsável pela polinização das plantas, e com isso aumenta a produção de frutas e Agricultura, “sem abelhas nós não temos a produção de alimentos e a intenção da escola é resgatar as abelhas da cidade, que são eliminadas e mortas em momentos como o fumacê da dengue, detetização das casas, das empresas e às vezes, as pessoas nem sabem, que tem esse tipo de abelha no forro da sua casa e acabam matando sem perceber“, disse.

O projeto consiste em recolher essas abelhas e leva-las a um espaço reservado para o projeto dentro da Escola Daury Riva, que se chama Meliponário e com isso, os alunos aprenderão como as famílias de baixa renda poderão ter uma nova fonte e faturar um dinheiro extra com a criação dessas abelhas através de cooperativas, exemplificou Cido.

A primeira aula será no dia 31 de agosto, esperando uma casa com estrutura e sombra com plantação de plantas forrageiras, medicinais, frutíferas, enfim, locais onde elas possam coletar o pólen, que é o alimento proteico delas, porque além do néctar que fazem o mel, elas também coletam a resina para fazer a cera, que elas utilizam explicou o professor.

A ideia inicial da escola Plena Daury Riva é estimular o aluno a aprender fazendo, então todos os itens do projeto serão executados pelos alunos e depois de feito o resgate das abelhas sem Ferrão, informou Cido.

Algumas propriedades concordaram e foi colocado os ninhos iscas para fazer a captura de enxames, mas na cidade, se torna mais importante, porque estão sendo dizimadas e portanto, quem tem essa Colmeia em sua casa e quiser doar para escola, basta entrar em contato, que a equipe vai até o local fazer a retirada onde são colocados numa caixa para fazer em adaptação e depois são destinados para a Meliponário, finalizou o professor.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br