Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022

Esposa de cacique de aldeia de Juara foi eleita e representará ‘Mulher Fé Pointer’ em Cuiabá

Terminou na última sexta-feira, dia 10 de junho de 2022, o 2º maior encontro das mulheres do Estado de Mato Grosso, realizado na Aldeia Tatuí, Terra Indígena Kaiabi/Apiaká de Juara.

O evento cultural e social teve duração de 05 dias.

Voltados para o público feminino, o evento foi considerado bastante positivo e com grande foco de discussão, segundo disse Dineva Maria kaiabi, organizadora do evento, cujo tema foi “Quando se unem crescem como os rios”.

Ela explica que o tema contou com discussão de povos indígenas de várias regiões onde participaram mulheres indígenas de 07 regiões de Mato Grosso, sendo elas do Cerrado/Pantanal, Xavante, Vale do Araguaia, Xingu, Norte Kayapó, Noroeste e Vale do Guaporé.

O cacique da aldeia, Dionisio Maraiup Kaiabi disse que a ação teve ainda a finalidade de orientar sobre a preservação do meio ambiente e a produção indígenas, onde o objetivo é progredir e caminhar com as próprias pernas.

Durante o encontro, Dineva Maria kaiabi que é esposa do cacique da aldeia, Dionisio Maraiup foi eleita coordenadora geral para compor o departamento de mulheres em Cuiabá, o qual ela considerou de grande relevância e saldo de conquista de sua luta.

A partir de agora, Dineva terá sua representatividade perante o Departamento das Mulheres Indígenas do Estado de Mato Grosso, denominado ‘Mulher Fé Pointer’ em Cuiabá.

 

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.