Está suspenso temporariamente até o dia 06 de março em todo Estado de Mato Grosso o serviço de emissão de carteira de Identidade (RG), e nesse período está sendo preparado a equipe para confecção do novo modelo de identificação, a CIN (Carteira de Identidade Nacional) que substituirá o RG (Registro Geral).
A restrição segue orientação da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica do Estado e visa preparar os postos de atendimento para a mudança do documento em novo formato.
A troca do documento não será obrigatória, e a substituição poderá ser feita de forma gradual. As carteiras de identidade expedidas de acordo com os padrões atuais permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, até 29 de fevereiro de 2032.
O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem idade entre 12 e 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos terão o documento definitivo.
Em Juara, Ademir Aleixo chefe do Setor de Identificação explica que nesse momento apenas está atendendo os serviços de Certidão de Antecedentes Criminais e expedição de atestado.
Segundo Ademir, ele deverá fazer um treinamento, mas, por enquanto ainda não recebeu nenhuma orientação sobre quais serão as novas mudanças que deverão ocorrer após a formalização do processo para emissão do novo documento.
Ele ressaltou que assim que o processo estiver concluído e houve a autorização, irá comunicar a imprensa.