Juara – Mato Grosso

18 de junho de 2025 21:17

Eventos culturais, Miss Juara, Caminhada, Escuta Pública, Campanha Crotalária e outros em Juara. Confira para não perder!

Na manhã de sexta-feira, 16 de maio, o quadro de entrevistas do programa “Repórter Tucunaré” na Rádio tucunaré 89,3 FM, recebeu representantes da administração pública de Juara para uma conversa rica em novidades e de grande interesse social.

Participaram a secretária de Desenvolvimento Econômico, Andira Piovesan, a professora de dança Tatiane Ussuna, do setor cultural e a bióloga Fernanda Vaz, da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a entrevista, foram abordados temas como o projeto de limpeza de terrenos, a Caminhada na Natureza, a escuta pública da Lei Aldir Blanc, o concurso Miss Juara e o projeto Crotalária de combate à dengue.

Limpeza de terrenos: nova lei e fiscalização mais eficaz

A bióloga Fernanda Vaz falou sobre a vigência da Lei nº 3.274, que determina a responsabilidade dos proprietários quanto à limpeza de terrenos baldios. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, sendo necessário fornecer localização precisa do terreno. Se o responsável não tomar providências após ser notificado, a Prefeitura realizará a limpeza e cobrará o custo do proprietário.

Caminhada na Natureza acontece em 8 de junho

Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Caminhada na Natureza será realizada no dia 8 de junho, com saída às 6h da manhã do Geraldão. O percurso de 4,3 km inclui trilha na mata próxima à Unemat, com retorno ao ponto de partida, onde haverá café da manhã, apresentações teatrais, ações educativas e participação do Tiro de Guerra e Polícia Ambiental.

A ação contará com apoio de escolas, Lions Clube, Secretaria de Educação e outras entidades, promovendo saúde, integração social e consciência ambiental.

Escuta Pública da Lei Aldir Blanc será no dia 24 de maio

A escuta pública referente à segunda edição da Lei Aldir Blanc acontece no sábado, 24 de maio, às 15h, no prédio do CAE da Praça. O encontro visa ouvir artistas, artesãos, músicos e outros fazedores de cultura para definir a melhor forma de distribuir os recursos federais no valor de R$ 257.736,32 destinados a Juara.

As inscrições serão feitas por CPF, facilitando o acesso de artistas independentes. Tatiane Ussuna destacou a importância de comprovar atuação cultural por pelo menos dois anos anteriores à pandemia, com documentos, fotos, publicações e registros.

Concurso Miss Juara é adiado para melhor preparação

O Concurso Miss Juara foi adiado para uma nova data, devido ao curto tempo de divulgação e preparação das candidatas. A decisão busca manter a qualidade do evento, que terá quatro categorias.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas diretamente com Tatiane Ussuna no Savoine ou pelas redes sociais.

Crotalária: aliada natural no combate à dengue

A bióloga Fernanda Vaz também apresentou o projeto Crotalária, que utiliza a planta para atrair libélulas, predadoras naturais das larvas do mosquito da dengue. As sementes foram doadas pela Fazenda Barro Vermelho e serão distribuídas gratuitamente nas escolas, pela equipe de endemias e na Divisão de Meio Ambiente.

O projeto será expandido para o Vale do Arinos, com apoio da Patrulha Rural e secretarias municipais. A ideia é reforçar o controle biológico aliado à prevenção tradicional contra a dengue.

Encerramento e próximos passos

A entrevista foi encerrada com agradecimentos à Rádio Tucunaré e à comunidade. A secretária Andira Piovesan informou que retornará em breve com mais detalhes sobre as inscrições online da Caminhada na Natureza.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.