Através de parcerias, a Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER atendeu mais de 300 produtores com o serviço de inseminação artificial ou inseminação intrauterina é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição artificial do sêmen nas vias genitais da fêmea.
O médico veterinário da Empaer de Juara, Alzamir de Oliveira informou que o trabalho é feito por meio de parceria com a Secretaria Municipal do agronegócio de Juara.
Esse trabalho vem sendo feito desde 2023, quando iniciou nos assentamentos, onde os produtores necessitam desse tipo de genética, e depois foi se expandindo nas demais localidades.
Alzamir explica que foram adquiridas um total de 200 doses de sêmem da Raça Holandesa através da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF) e mais 100 doses por meio da Secretaria Municipal do agronegócio de Juara.
Devido ao grande sucesso, existem pedidos de outros produtores que já requisitaram doses de sêmem, e a finalidade é incentivar a produção do gado leiteiro e fomentar a bacia leiteira no município de Juara, onde o produtor recebe orientação sobre como manter a alimentação das vacas leiteiras na época da seca, onde há necessidade de um cuidado ainda maior para que elas continuem produzindo.
Como funciona esse procedimento:
As propriedades são visitadas pelo menos por 02 (duas) vezes, e o trabalho é feito com muita cautela.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas para a realização desse procedimento é a questão de local adequado, segundo explicou o médico veterinário responsável pelo trabalho, Alzamir de Oliveira.
A Inseminação Artificial ou Inseminação Intrauterina (IA), é uma técnica de Reprodução assistida na qual os espermatozoides são introduzidos na cavidade uterina através de um cateter. Dessa forma, a fertilização acontece dentro do corpo do animal, assim como aconteceria naturalmente após uma relação sexual.
Nesta, a união do óvulo ao espermatozoide é feita em laboratório, com a posterior colocação do embrião no interior do útero da vaca. A inseminação é chamada homóloga quando é utilizado o sêmen do parceiro e heteróloga quando utiliza um sêmen de doador anônimo (banco de sêmen).