A Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica José Dias (EEDIEB), em Juara, está realizando a reforma das portas do banheiro masculino, após terem sido danificadas por atos de vandalismo e mau uso por parte de alguns alunos.
Segundo a diretora da unidade, Márcia Bailo, a escola não dispõe de recursos financeiros suficientes para adquirir portas novas, motivo pelo qual optou pela recuperação do material já existente.
Enquanto a manutenção é realizada, os alunos do sexo masculino estão utilizando temporariamente os banheiros localizados na quadra esportiva.
O problema vinha sendo motivo de queixas de alguns pais de alunos. Diante da situação, a direção reforça a importância do cuidado com o patrimônio público. A escola atende atualmente cerca de 750 estudantes, e conta com a colaboração de toda a comunidade escolar para preservar os bens comuns, como bancos, bebedouros, talheres e materiais utilizados durante o lanche e o recreio.
“A participação dos alunos é fundamental nesse processo. Infelizmente, muitas vezes são eles mesmos que causam prejuízos ao depredar o patrimônio público. Por isso, é essencial que os pais conversem com seus filhos, orientem sobre a responsabilidade e reforcem a importância de cuidar da escola, que é um espaço de todos”, destacou a diretora Márcia Bailo.