A tradição de Folia de Reis que iniciou na noite desta sexta-feira, dia 26 de dezembro de 2025, com peregrinação em diversas residências e bairros de Juara, além de algumas localidades rurais, se encerrou no último dia 06 de janeiro de 2026, no Dia de Reis.
Um dos principais organizadores, Carlos Pereira Sampaio, popular, Carlito morador do bairro Paranaguá, onde os foliões se reuniram entoando o cântico folclórico disse que a Folia de Reis é uma tradição forte, marcada por peregrinações, cantos e devoção, e frisou que mesmo sem ajuda do poder público conseguiu encerrar o evento cultural e folclórico com sucesso.
Ele agradeceu a todos que colaboraram de boa-fé com os foliões e falou das dificuldades encontradas em realizar a festa, uma vez que não teve transporte para ir em outras localidades, e pediu desculpas por não ter feito todo o percurso desejado nas comunidades rurais devido a essa falta de apoio.
O evento folclórico encerrou com pagamentos de promessas e lindos cânticos dentro da Igreja Catolica no bairro São João e o almoço gratuito oferecido a todos foi servido no salão de festa da comunidade São João.
A Folia de Reis ou festa de Reis como é conhecido em algumas regiões é feito como manda a crença, no dia 06 de janeiro, Dia em que os 03 (Três Reis) Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro do Menino Jesus, que havia nascido, isso de acordo com a tradição milenar.
Sob lagrimas, Carlito relembrou que o Embaixador Antônio Sampaio, seu irmão que faleceu era uma das figuras emblemática nessa tradição, mas que mesmo assim, a fé continua forte, com confraternizações e buscas por novos foliões para manter viva a tradição anual que celebra o nascimento de Jesus.
O público presente e os foliões também se emocionaram em alguns momentos da festa.





































































