A Operação Carnaval 2026 realizada por Policiais Militares do 1º Pelotão de Porto dos Gaúchos teve saldo positivo durante as ações no município entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
Fora realizadas ações de fiscalização e segurança no trânsito durante a Operação Carnaval com blitz e barreiras policiais nas rodovias MT-338 e MT-220, principais vias de acesso ao município, e o resultado contabilizou na lavratura de 95 Autos de Infração de Trânsito (AITs) e três veículos levados ao pátio da Ciretran de Porto dos Gaúchos.
Não foi confeccionado registro de acidentes de trânsito, nas áreas urbanas e nem nas rodovias fiscalizadas, o que indica um positivo da operação na preservação da ordem pública e da segurança viária durante o período carnavalesco.
Durante as ações realizadas com panfletagem educativa e orientativa, o foco foi na prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, reforçando a importância da denúncia e da proteção às vítimas, onde a guarnição reforçou o policiamento em toda a área de atuação, abrangendo a zona urbana, além dos distritos e áreas rurais de São João e Novo Paraná.
No âmbito das ocorrências policiais, foram registrados dois boletins de ocorrência. O primeiro refere-se a um caso de lesão corporal e dano, envolvendo duas mulheres em situação de violência doméstica.
O segundo registro ocorreu durante uma abordagem de trânsito, quando um indivíduo foi preso em cumprimento a mandado de prisão por descumprimento de medidas protetivas de urgência, garantidas pela Lei Maria da Penha.





































































