Em uma importante atualização nesse dia 03, através de suas redes sociais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, comunicou que o estado conseguiu vender os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) de Cuiabá para o governo da Bahia. A transação, que ocorrerá ao longo dos próximos quatro anos, renderá ao estado de Mato Grosso um total de R$ 793 milhões.
“Meus amigos, finalizamos agora aqui no PSU a assinatura do contrato que vende para o governo da Bahia os nossos VLTs de Cuiabá. O governo de Mato Grosso vai receber nos próximos quatro anos R$ 793 milhões de reais líquidos. Esse valor representa exatamente tudo que nós pagamos lá entre 2011 e 2013 para tudo aquilo que não serviu para Mato Grosso. Então, nós vamos recuperar todo o dinheiro que foi investido daqueles equipamentos que não serviram face à entrada do BRT,” anunciou Mendes.
A venda dos VLTs representa uma recuperação significativa dos recursos públicos aplicados entre 2011 e 2013 em um projeto que nunca entrou em operação. Inicialmente, o plano era que os trens atendesse a capital Cuiabá e a cidade vizinha de Várzea Grande, mas devido a uma série de complicações e atrasos, o projeto foi substituído pelo Bus Rapid Transit (BRT).
O governador aproveitou para agradecer ao Tribunal de Contas, aos técnicos da Procuradoria, em especial ao Dr. Francisco, e às equipes da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Infraestrutura, que foram fundamentais para a concretização dessa negociação.
“Quero agradecer aqui ao Tribunal de Contas, agradecer aos nossos técnicos da Procuradoria aqui, tal Dr. Francisco, da Secretaria de Fazenda, do Secretário Galo, da Secretaria de Infraestrutura e todos que participaram desse processo que permitiu termos um desfecho que recuperasse o dinheiro público que foi lá atrás aplicado e que não foi utilizado,” concluiu Mendes.
A venda dos VLTs para a Bahia marca o fim de um capítulo controverso na história recente de Mato Grosso, ao mesmo tempo em que alivia os cofres públicos e abre caminho para novos investimentos em infraestrutura no estado.