O Secretário Adjunto administrativo da secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso Luiz Artur de Oliveira Ribeiro revelou que o governo do estado através da Secretaria de Agricultura está pleiteando um empréstimo de 100 milhões de dólares do Banco Mundial, cujo projeto está em fase final.
O Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, disse a reportagem a Rádio Tucunaré, que acredita que até Junho de 2023, seja assinado e liberado, porém um dos critérios do Banco Mundial, para essa liberação é o meio ambiente e por isso, a secretaria está mapeando os pequenos proprietários rurais, para encontrar os focos de problemas ambientais, regularização fundiária, sobrepor esse mapa e que possamos ser atendidos com esse 100 milhões de dólares durante cinco anos.
Será uma parceria firmada com a SEMA, SEAF, INTERMAT INDEA, SEFAZ em uma força-tarefa, para ajudar o pequeno produtor a cuidar do meio ambiente em sua propriedade.
Após ser assinado pela Assembleia e também pelo Congresso Nacional, a primeira parcela será de 20 milhões de dólares em 2023, onde a expectativa que aconteça no mês de novembro, mas o governador Mauro Mendes teria pedido um prazo para resolver todas as pendências até Junho e serão 20 milhões de contrapartida por parte do Governo do Estado.
O secretário informou a reportagem, que o intuito do governo é criar um grande centro de comercialização, para fazer o encontro e atender o pequeno produtor.