Juara – Mato Grosso

20 de maio de 2024 09:01

[dataehoranews]

Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação “Edson Piovesan” de Juara aconteceu nesse dia 14.Veja fotos

Dentre as atividades em alusão ao aniversário de 41 anos de emancipação político-administrativa de Juara nesse dia 14.12, aconteceu a inauguração do CER (Centro Especializado em Reabilitação) “Edson Miguel Piovesan” que fica em frente o Cemitério Municipal, sendo o terceiro evento da programação.

Com a presença de vereadores, familiares do homenageados Edson Piovesan, servidores públicos, imprensa, a inauguração aconteceu com emoção.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).

Esta obra foi pactuada entre a Prefeitura Municipal de Juara e o Ministério da Saúde, Centro Especializado em Reabilitação (CER II), dentro do Programa “Saúde Sem Limite. Os recursos para a obra foram orçados em R$ 2.500.111,91.

Anita Piovesan viúva do pecuarista e ex-prefeito de homenageado Edson Piovesan, estava acompanhada de seu filhos, declarou à rádio Tucunaré, que estava muito emocionada com essa homenagem e que ele merece todas as homenagens. Ela agradeceu a Câmara Municipal, em especial Vereador Léo Boy, que preparou um vídeo com cenas de seu falecido marido, agradeceu também a vereadora Marta Dalpiaz, pela indicação do nome a ser batizado no CER, agradeceu o Prefeito Carlos Sirena, que acatou a ideia e a todos os demais envolvidos. “Responsabilidade com os mais humildes, com aqueles que, mais precisam, que é isso que as pessoas vão estar recebendo, quando procurarem esse Centro de Saúde e esse era uma grande preocupação de seu marido Edson Piovesan”, disse.

O Prefeito Carlos Sirena entende, que essa obra vem de encontro as necessidades da população e acredita que dentro do Estado de Mato Grosso, não existam mais do que 10 centros de reabilitação como esse e por isso, Juara está sendo contemplada com uma importante obra.

A homenagem não é somente ao ex Prefeito Edson Piovesan, mas toda a família, devido a história que construíram, que se mistura com a do município. Essa obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Piovesan e concluída agora, lembrou Sirena.

Além dos serviços já oferecidos, a intenção é agregar também o serviço de oftalmologia.

Para Secretaria de Saúde Maysa Figueiredo, o CER vem para auxiliar os atendimentos ofertados pelo município e agora, com salas mais amplas e melhores condições para toda população. Existem novos profissionais para começar a trabalhar em janeiro de 2023, cuja contratação estão em andamento.

Atualmente a secretaria de saúde conta com o apoio de um veículo, que faz o transporte de alguns pacientes até o centro de reabilitação, mas tudo caminha para aquisição de mais um veículo para fazer esse transporte, porém a concretização, somente no primeiro semestre de 2023, explicou a secretaria.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias