Juara – Mato Grosso

25 de julho de 2024 14:35

Indea de Juara diz que teve boa comunicação de estoque dos pecuaristas

Terminou a campanha de atualização do estoque de animais nas propriedades que teve início em 1º de maio deste ano e foi estendida até a primeira semana de junho.

Embora tenha sido prorrogada, a médica veterinária do Indea de Juara, Dra Ana Luiza explica que os produtores entenderam a importância e compareceram no Indea presencialmente, quanto também pelo módulo produtor, restando apenas 02 inadimplentes, que são casos específicos, mas que serão realizados os devidos procedimentos.

A veterinária parabenizou todos os produtores e destacou o compromisso deles com a sanidade dos animais, porque isso se torna importante para o rastreamento dos animais e as possíveis doenças, caso venha existir. Isso é uma grande vitória para o Indea.

Ela informou que o Indea está ainda em fase de atualização de dados, mas o total computado no sistema até o presente momento é de 853.188 bovinos já comunicados.

Além de ser obrigatória, no caso da pecuária bovina, a declaração também substitui a vacinação contra a febre aftosa no estado.

Já os produtores rurais das espécies de búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes, também podem atualizar o quantitativo junto ao Indea, porém nesta etapa, não é obrigatória.

O produtor rural que não faz a comunicação da quantidade de animais de sua propriedade, não consegue realizar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Além disso, aquele que não realizar o informe da sua propriedade ao Indea, fica sujeito a penalidades como aplicação de multas, que podem chegar a R$ 6 mil.

Fonte: Radio Tucunare/acessenoticias/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br