Juara – Mato Grosso

26 de abril de 2024 12:34

[dataehoranews]

Indea de Juara presta assistência técnica regional para atender lavoura e pecuária

Há vários, o município vem passando por uma transformação no setor do agronegócio no que se tange entre lavoura e pecuária. Nesse sentido, o município já conta com uma grande extensão de terra agricultáveis que antes era de produção pecuária, e agora está sendo cultivada pela agricultura.

A integração do agronegócio entre lavoura e pecuária, além de gerar mais emprego e renda para o município, também tem atraído muitos investidores comerciais que somam com instalação de comércios agropecuários.

Com essa transformação, o Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) unidade de Juara trabalha também com a parte vegetal, e nesse sentido, o produtor rural na qualidade de agricultor também tem sua responsabilidade e precisam ter suas lavouras de soja devidamente cadastradas no sistema, respeitar o vazio sanitário da soja, recolhimento de embalagem de agrotóxico entre outros requisitos exigidos por lei.

Para acompanhar a realização desses procedimentos é necessário engenheiro agrônomo, e a regional de Juara conta com dois profissionais dessa natureza que vem da cidade de Brasnorte para acompanhar os trabalhos, conforme disse Márcio Rogério Drea, chefe regional do Instituto de Defesa Agropecuária.

Ele explica que atualmente, o governo do Estado investiu muito nessa questão, e está dando total apoio com equipamentos de veículos para que o Indea possa prestar serviço de dar assistência técnica aos agricultores e pecuaristas.

A regional do Indea de Juara foi contemplada com 06 veículos caminhonete traçada, onde ao todo, 06 municípios compõem a regional da região do Vale do Arinos.

Embora esteja regularizada a parte estrutural, deixa a desejar a parte física, onde falta de funcionários para trabalhar, questão está sendo cobrando do governador para que faça um concurso público para suprir essas necessidades foi o que explicou o chefe da regional. Os dois médico veterinários, sendo um de Juara e outro de Porto dos Gaúchos estão se duplicando para atender os 06 municípios pertencentes a essa região.

Márcio Rogerio enalteceu o empenho do governo do Estado pela destinação dos veículos, ao prefeito de Juara, Carlos Sirena pelo apoio, ao pecuarista e representante da Acrimat e a deputada Janaina Riva pela indicação do seu cargo para chefe regional do Indea.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br