Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 09:31

[dataehoranews]

Instituto de Defesa Agropecuária faz alerta sobre ataques de morcegos em Juara

O ataque de morcegos em propriedades rurais de Juara tem sio alvo de comunicação Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), unidade de Juara, fato que não é muito costumeiro acontecer nessa região.

Segundo o médico veterinário do Indea, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho do Indea, o fato tem causado preocupação para os agentes do Instituto de Defesa Agropecuária do município.

Ele explica que o caso deve sim ser comunicado ao Indea, porém, não é todas as espécies que o Órgão pode fazer o controle.

Somente os morcegos hematófagos, o Indea pode fazer esse procedimento, já que eles podem ser capturados periodicamente, e em alguns deles, pode lhes aplicar no dorso, uma pomada de dicumarol (substância anticoagulante).

Depois desse procedimentos, quando esses animais retornam para seu grupo, são lambidos pelos outros, que assim morrerão por hemorragia.

Esse trabalho deve ser feito por pessoal habilitado, e por isso, somente os agentes do Indea tem essa prerrogativa, que fazem o reconhecimento das espécies hematófagas e manipular os animais e os produtos tóxicos.

Pessoas não habilitadas podem sofrer acidentes ou sacrificar espécies inofensivas de morcegos, conforme ressaltou o médico veterinário Chiquinho.

É importante informar que existem cerca de 1.200 espécies diferentes de morcegos no mundo, sendo apenas três consideradas hematófagas, ou seja, que realmente se alimentam de sangue.

No Brasil podem ser encontradas 178 espécies, incluindo as três.

O veterinário explica ainda que os morcegos que se alimenta de frutas e preservam o Meio Ambiente não podem ser controladas e nem sacrificadas, sendo que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) não autoriza.

Ele alertou ainda que o morcego hematófago é um grande transmissor da Raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcego. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem, por isso, qualquer ataque de morcego deve ser comunicado junto ao Indea.

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br