A planta frigorífica JBS da cidade de Juara anuncia o encerramento de suas atividades no município.
A notícia chegou a redação da reportagem da Rádio Tucunaré através do Presidente do Sindicato Rural Jorge Mariano, na manhã deste dia 9.
A planta possui mais de 200 funcionários trabalhando no município de Juara conhecido como “Capital do Gado”, perdendo em quantidade apenas para Cáceres após entrada da agricultura, mas ainda é destaque nacional em quantidade e qualidade no gado de corte.
A notícia abalou setor pecuário, que não acreditava nessa possibilidade, visto que a região tem uma alta oferta para abate.
Não é novidade que a empresa depois que passou por diversas denúncias de envolvimentos em esquemas de corrupção, as empresas do grupo J&F , (holding controladora da JBS) perderam valor, receberam multas bilionárias, venderam ativos e renegociaram dívidas. No entanto, nesse momento não se sabe os motivos de mais esse fechamento de planta.
O fato é que que nada foi divulgado a público até o momento, a não ser o seu fechamento, seguindo o que já vinha acontecendo com outras plantas frigoríficos no estado de Mato Grosso, como por exemplo Juína em janeiro de 2021.
A reportagem da Rádio Tucunaré entrou em contato com o presidente do sindicato Jorge Mariano que enviou um áudio via WhatsApp, pois está em viagem à Cuiabá e lamentou o acontecimento.
Jorge disse que o município é um grande produtor de carne e estava dentro da FAMATO quando recebeu essa notícia na manhã deste dia 9.
Imediatamente noticiou o vice-presidente, porque o presidente não estava presente e assim, como estava no aeroporto embarcando para Brasília, mas ao retornar de seu compromisso, pretende mobilizar órgãos FAMATO, ACRIMAT, para entender o que houve e tomar providências e evitar este problema para os produtores e também social com muito desempregados. “O fechamento da JBS é muito difícil porque é o frigorífico que temos na região e a ideia tentar fazer alguma coisa”, disse.