Juara – Mato Grosso

30 de maio de 2024 16:15

[dataehoranews]

Jovens atiradores do Tiro de Guerra de Juara se reúnem para doar sangue

Com o baixo estoque de sangue no Hemocentro de Juara, a coordenação tem feito assim como nos anos anteriores, inúmeras campanhas para conquistar mais doadores de sangue, uma vez que o Banco de Sangue de Juara atende, além de Juara, os municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã.

A demanda de pessoas que necessitam de sangue em virtude de acidente ou doença grave é grande na região.

Segundo a coordenação do banco de sangue de Juara, enfermeiro Almir Rogério, todas as tipagens sanguíneas, O+, A+, sangue de tipagem negativa, esteve com estoque baixo no início deste ano, e por isso, a necessidade de novos doadores.

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de abril, um grupo de jovens que fazem parte da corporação de atiradores do Tiro de Guerra de Juara foram ao Banco de Sangue sob autorização do 1º Sargento Valejo para doar sangue, uns pela primeira vez e outra secundários.

Em entrevista a Rádio Tucunaré e acessenoticias, os jovens demostraram otimismo em poder ajudar a salvar vidas, e ainda aconselharam outras pessoas a fazerem o mesmo. “Isso é uma ação solidária, e estamos ajudando a salvar inúmeras vidas, talvez, até mesmo dos nossos parentes ou familiares e amigos”, disseram os dois jovens entrevistados por nossa reportagem.

O enfermeiro Almir Rogério, coordenador do Banco de Sangue de Juara agradeceu ao 1º Sargento Valejo do Tiro de Guerra e parabenizou a iniciativa desses jovens destacando a magnifica importância desse ato social.

Dias de coleta:

Apenas na terça-feira pela manhã, não é coletado o sangue, porém, nos demais dias da semana, de segunda-feira a sexta-feira (menos terça), no horário das 07 às 15 horas, a coleta é feita e o doador passa a ter uma série de benefícios.

Primeiro, o doador recebe uma bateria de exames gratuitos, que poderá detectar alguma doença que ele possa possuir e poderá tratar assim que for detectado.

Testes para sífilis, hepatites e HIV, entre outras IST, são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas também são encontrados em farmácias e o custo pode ser alto. Com a doação, você faz um check-up sem gastar nada.

Doar sangue não faz bem somente à saúde física e mental da pessoa, mas também ao bolso. Graças à Lei nº 1075/1950, os doadores têm direito a uma folga remunerada por ano para exercer esse ato cívico, visto que é recomendado repouso após a doação.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, hospital e texto

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br