Um total de 15 jovens que fazem parte do ano de instrução do Tiro de Guerra (TG) 09-005 Alves Reolon de Juara estão participando do curso de formação de cabo para se tornarem monitor do TG, e auxiliar o comandante da unidade na execução das tarefas diárias.
Em entrevista a Rádio Tucunaré e Portal acessenoticias, o 1º Tenente Valejo, chefe de instrução e comandante do Tiro de Guerra explicou que essa ação faz parte das ações, uma vez que a primeira fase foi a formatura no dia 22 de março onde eles formara a parte de hierarquia e disciplina em Ordem Unida.
O curso de formação de cabo iniciou no dia 31 de abril e vai até o dia 16 de abril, onde os jovens estão realizando provas, e dos 15 jovens, apenas 12 serão selecionados.
Para isso, eles fizeram provas de conhecimentos gerais, língua portuguesa, histórica, geografia e conhecimentos militar como parte da seleção, segundo disse Valejo.
A função de monitor do Exército no contexto de um TG (Tiro de Guerra) é desempenhada por um militar da reserva ou por um aluno que está em processo de formação.
O monitor é responsável por ajudar na supervisão, organização e execução das atividades dentro do Tiro de Guerra, que é um programa de treinamento militar para cidadãos brasileiros que prestam serviço militar inicial.
A principal função do monitor é auxiliar os instrutores no treinamento dos atiradores, garantindo que as atividades sejam realizadas conforme o planejado e auxiliando na disciplina e organização do pelotão.
Ele também pode atuar na instrução de táticas militares, normas e regulamentos, além de ajudar na avaliação do desempenho dos recrutas.
Em resumo, o monitor é um auxiliar de instrução, com responsabilidades de apoio logístico, organização e supervisão das atividades diárias no TG.