A Prefeitura de Juara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou a Portaria nº 064/2025, que trata da organização da formação continuada e do aperfeiçoamento profissional dos educadores da rede municipal para o ano letivo de 2025. A iniciativa visa promover o desenvolvimento profissional de professores, técnicos administrativos educacionais (TAE), técnicos de desenvolvimento infantil (TDI) e auxiliares de apoio escolar (AAE), fortalecendo a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos.
A proposta é ampliada por uma série de legislações nacionais e estaduais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) e também pelo Plano Municipal de Educação de Juara.
A formação continuada é reconhecida como um direito dos trabalhadores da educação e um instrumento essencial para aprimorar práticas pedagógicas, promover a inclusão e alinhar a atuação docente às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Como será a formação em 2025?
Segundo a portaria, a formação continuada ocorrerá por meio de cursos, programas, projetos e estudos flexíveis, tanto presenciais quanto em formatos remotos. A organização será feita de acordo com a metodologia e cronograma específico de cada atividade formativa. As ações incluem parcerias com instituições de ensino superior, editoras, cooperativas como o Sicredi (Programa União Faz a Vida), programas do Ministério da Educação, entre outros.
A SME também integrará ações dentro de programas estratégicos como o Alfabetiza MT, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o projeto Um Giro de Aprendizagem – Recomposição Educa Mais MT. Todos esses programas têm como objetivo fortalecer a alfabetização baseada em evidências e atualizar os profissionais da educação com práticas sustentadas por estudos em psicologia cognitiva da leitura, instrução fônica e método das onomatopeias.
Além disso, há um foco especial na formação dos professores das salas de recursos e dos que atuam nos laboratórios de aprendizagem, com conteúdos voltados à educação inclusiva, alfabetização científica e intervenções pedagógicas baseadas em indicadores reais de desempenho.
A estrutura dos cursos combina encontros presenciais coletivos, estudos individuais, momentos assíncronos nas unidades escolares e atividades relacionadas. A participação será computada dentro da carga horária da hora-atividade prevista na legislação. Todo o processo será monitorado pelas coordenadas pedagógicas das unidades escolares, que serão responsáveis pelo controle de frequência, registros e certificação.
A formação também incluirá ações específicas com cronogramas diferenciados para os programas, como o Programa União Faz a Vida (PUFV), que trabalha a formação ética e cidade por meio da cooperação, e será destinado especialmente aos educadores da educação infantil e anos iniciais.
Dando continuidade à Portaria nº 064/2025 da Secretaria Municipal de Educação de Juara, a estrutura funcional da formação continuada será organizada por meio de programas, projetos e ações anuais , conforme cronograma geral e específico de cada frente formativa.
A proposta contempla momentos coletivos presenciais, estudos em grupo nas unidades escolares, atividades remotas (síncronas e assíncronas), pesquisas e outras formas de interação educativa. Todo esse processo será realizado dentro da carga horária específica para a hora-atividade , respeitando a legislação vigente.
Principais programas de formação
- Programa União Faz a Vida (PUFV)
Realizado em parceria com a Cooperativa Sicredi Univales MT/RO, esse programa foca na formação cidadã e na construção de atitudes cooperativas. A formação será oferecida a professores, coordenadores e diretores da Educação Infantil, com possibilidade de adesão opcional para os profissionais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano). Além disso, será utilizada uma mostra de projetos desenvolvidos nas unidades como forma de comprovação da carga horária. - Programa Mais Infância – MT (Educa MT)
Focado na Educação Infantil, esse programa oferece materiais e atividades que valorizam as práticas lúdicas, narrativas, jogos, artes e experiências significativas para o desenvolvimento infantil. Os educadores serão incentivados a ressignificar o cotidiano escolar das crianças por meio dessas práticas. - Alfabetiza MT e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa)
Ambos os programas visam fortalecer a alfabetização baseada em evidências científicas, com uso de estratégias como instrução fônica sistemática e método das onomatopeias. As formações envolverão encontros presenciais, estudos assíncronos e atividades relacionadas, com certificação baseada na participação e carga horária cumprida. - Projeto Um Giro de Aprendizagem – Recomposição Educa Mais MT
Este projeto atuará na recomposição das aprendizagens essenciais, com encontros quinzenais das 18h às 19h (às quartas-feiras). Apesar da duração de 1 hora por partida, a carga horária computada será de 2h30min por atividade, totalizando 30h ao longo do ano letivo. Os encontros serão gravados e disponibilizados para visualização assíncrona, com acompanhamento dos coordenadores pedagógicos. - Sistema de Ensino SIM – FTD Educação
Esse sistema oferece uma plataforma completa com assessoria pedagógica, avaliações, cursos online e formações presenciais externas ao Ciclo de Consolidação (3º ao 5º ano). O objetivo é alinhar o planejamento pedagógico às diretrizes da BNCC, RDC/MT e matrizes do SAEB.
Programa Alfabetiza-MT
Destinado aos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, esse programa tem como objetivo principal alfabetizar 100% das crianças até o 2º ano. A formação inclui:
- 32 horas em encontros com formadores
- 28 horas de atividades acompanhadas nas unidades
- 40 horas de cursos online (Nova Escola)
- 10 horas de oficinas de indicadores
- 10 horas com o método das onomatopeias
Total estimado: 124 horas . Os gestos também têm formação específica (48 horas), incluindo momentos com mentorias do MEC.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – LEEI
Voltado à pré-escola, o programa LEEI foca no desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita. Professores da pré-escola credenciados:
- 54 horas do PUFV
- 30 horas de oficinas com o método das onomatopeias
- 10 horas de oficinas de indicadores
- 10 horas em atividades acompanhadas
- 16 horas de cursos flexíveis
Total estimado: 120 horas
Outras ações formativas
Além dos grandes programas, a SME também organizou ações formativas específicas com temas transversais e contemporâneos, como workshops, workshops, jornadas, seminários e treinamentos. A escolha desses temas será feita com base nas necessidades reais da rede e demandas apontadas pelas unidades escolares.
Certificação e participação
Toda participação nas formações será registrada pelas coordenadas pedagógicas das unidades, que também organizarão pastas com controle de frequência, carga horária e registros das atividades. Essas informações serão essenciais para a emissão dos certificados ao final de cada ciclo de formação.
As PME reforçam que a frequência às formações é obrigatória e regulamentada por legislação específica. Caso o profissional não consiga participar de uma atividade formativa na rede nos horários previstos, será disponibilizado um cronograma alternativo nas unidades escolares do campo, garantindo flexibilidade de horário e formato, sempre respeitando os critérios legais.
Oferece consultoria pedagógica, avaliações e formações presenciais e online para os anos iniciais. As atividades são distribuídas ao longo do ano e contam com o uso de plataformas interativas, sendo ajustadas conforme o calendário letivo.
Formações específicas para diferentes funções na rede municipal
Sala de Recursos Multifuncional
Os professores que atuam na educação especial participam de ações formativas que garantem uma prática pedagógica inclusiva, com foco no planejamento individualizado e no uso adequado dos recursos disponíveis. Estão previstas:
- 16h – Oficinas de alinhamento pedagógico
- 30h – Oficina do método das onomatopeias
- 10h – Atividades acompanhadas na unidade
- 64h – Cursos de Educação Especial na perspectiva inclusiva via plataformas do MEC
Total: 120 horas mínimas obrigatórias para o ano.
Laboratório de Aprendizagem
Professores participantes no apoio à alfabetização em laboratório autorizado formações específicas ligadas à psicologia cognitiva da leitura e metodologias de intervenção:
- 8h – Oficina de alinhamento de plano e matriz de alfabetização
- 30h – Oficina do método das onomatopeias
- 10h – Atividades acompanhadas na unidade
- 32h – Encontros presenciais do Alfabetiza-MT
- 40h – Cursos online certificados
Total: 120 horas anuais.
Aperfeiçoamento para TDI, TAE e AAE
Os profissionais de apoio (técnico de desenvolvimento infantil, administrativo e auxiliares diversos) também participaram de formações em formatos flexíveis, autoinstrucionais e conformes às demandas da rede. Os conteúdos envolvidos:
- Gestão escolar
- Educação inclusiva
- Currículo e leitura
- Temas transversais como antirracismo, primeira infância e competências familiares
Essas formações serão feitas por meio de plataformas como AVAMEC, Nova Escola, Escolas Conectadas, Conviva Educação, entre outras.
Carga horária estimada: mínimo de 50 a 110 horas , de acordo com a função.
Como será feita a certificação?
A certificação será organizada de acordo com cada programa ou ação, respeitando os critérios de carga horária, frequência e atividades acompanhadas. Os certificados serão expedidos nas seguintes instâncias:
- SME e coordenadores pedagógicos : para formações locais e programas internos
- Cooperativa Sicredi : para o Programa União Faz a Vida
- Formadoras e articuladoras RENALFA/SEDUC : para Alfabetiza-MT e Compromisso Nacional
- Instituições parceiras e plataformas MEC : para cursos online autoinstrucionais
As coordenações pedagógicas ficarão responsáveis por montar as pastas com listas de presença, evidências das atividades, quadros resumo e portfólios , solicitados de base para validar e contabilizar as horas.
Pontuação da formação para efeito de valorização
Ao final do ano letivo, todos os profissionais da educação da rede municipal de Juara terão sua formação considerada com pontuação:
Categoria de Profissional | Carga Horária Mínima | Pontuação |
Professores (na etapa em que você estiver visitando) | 120 horas | 10 |
TDI, TAE e AAE (infra, nutrição, apoio, etc.) | 50 horas (estimativa inicial) | 10 |
Essa pontuação será considerada conforme Ficha de Contagem de Pontos e normativas expedidas pela SME.
Atenção aos dados e cronogramas
A PME reforça que todas as ações formativas seguem o calendário letivo de 2025 e poderá sofrer alterações dentro dos prazos previstos, devido ao sistema de cascata em colaboração com os órgãos formadores. Os casos omissos serão resolvidos primeiramente na unidade escolar e, se necessário, encaminhados ao setor administrativo da SME.
📅 Calendário Resumido das Formações Continuadas – Rede Municipal de Ensino de Juara – 2025
Data / Período | Atividade | Público-alvo | Carga Horária |
---|---|---|---|
Março a Outubro | Oficinas e atividades acompanhadas nas unidades (PUFV, Alfabetiza-MT, Onomatopeias, etc.) | Todos os profissionais da educação | Variável |
01 e 15 de abril | Continuação Habilitação Inicial – PUFV | Professores veteranos EI / EF | 8h |
10 de junho | Formação Continuada Educação Infantil | Professores EI | 4h |
19 a 23 de maio | Assessoria nas escolas | Professores e gestores | 3 horas |
12 de agosto | Seminário Integrador – Roda de Conversa | Todos os segmentos | 4h |
14 de outubro | Avaliação final na escola – Roda de Conversa | Professores | 3 horas |
Novembro | Avaliação final com representante da unidade (PUFV) | Todos os participantes do PUFV | – |
Março a Outubro | Encontros do Projeto Um Giro pela Aprendizagem (quinzenal, quartas-feiras) | Professores do 3º ao 5º ano EF | 30h (total) |
Abril a Outubro | Cursos online flexíveis – plataformas MEC, Nova Escola, etc. | Todos os profissionais da rede | 10h a 64h |
28 e 29 de abril / 02 e 03 de junho | Habilitação Inicial (Iniciantes EI – PUFV) | Professores iniciantes da EI | 20h |
Abril, Maio, Agosto | Formação de Gestores (PUFV) | Diretores e coordenadores | 16h |
Julho (previsão) | Formação TDI – Iniciantes e Veteranos | Técnicos de Desenvolvimento Infantil | 4h a 8h |
Abril a Outubro | Encontros presenciais do Alfabetiza-MT | Professores 1º e 2º anos | 32h |
Abril a Outubro | Mentorias / Sala de apoio MEC – Alfabetiza-MT | Gestores escolares do EF | 16h |
Abril a Outubro | LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil (Compromisso Nacional) | Professores da Pré-Escola | 54h (PUFV) + 30h |
Abril a Outubro | Cursos e workshops para TDI, TAE e AAE em plataformas online | Profissionais administrativos e apoio | Até 110h |