Juara – Mato Grosso

25 de julho de 2024 15:58

Juara Lança Programa para Capacitar e Integrar Pessoas em Situação de Vulnerabilidade ao Trabalho

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através da Equipe Volante, apresenta o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao trabalho como meio de subsistência.

A reportagem da Rádio Tucunaré trará mais informações para essas ações, que precisam ser amplamente divulgadas para ajudar as pessoas a serem capacitadas através do programa.

A iniciativa inclui um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho. As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); e o mapeamento de oportunidades de trabalho.

Adicionalmente, a Secretaria de Assistência Social de Juara está desenvolvendo ações específicas para integrar pessoas em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho, promovendo a sua autonomia e sustentabilidade. Entre as iniciativas, estão previstas a realização de oficinas de incentivo ao empreendedorismo e cooperativismo, especialmente voltadas para as comunidades indígenas, além de cursos de qualificação técnica para o beneficiamento de produtos orgânicos, em parceria com o Instituto João Bittar.

Essas ações visam não apenas fornecer capacitação técnica, mas também criar um ambiente de apoio contínuo, onde os beneficiários possam desenvolver suas habilidades, estabelecer suas próprias fontes de renda e, assim, melhorar sua qualidade de vida de forma sustentável.

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br