Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Juara (MT) está entre as 10 Cidades com maior número de focos de Incêndio no Brasil

O município de Juara, localizado no estado de Mato Grosso, foi apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como a quinta cidade no país com o maior número de focos de incêndio acumulados no período de 1º a 18 de julho de 2023. A análise alarmante revela a gravidade da situação enfrentada pela região diante dos recentes episódios de queimadas.

Apesar dessa classificação o município ainda não tem um quartel do Corpo de Bombeiros, que possui uma estrutura grande para combate a incêndios, que uma brigada de incêndio não consegue igualar. O quartel não está em Juara por falta de empenho dos políticos locais, que oferecem todo tipo de apoio possível para que isso aconteça há muitos anos trabalham nesse sentido, mas pela decisão do Comado Geral do Corpo de Bombeiros, que ainda, por motivos não informados, não instalou um quartel completo em Juara e enquanto isso, Juara segue com altos índices de incêndio, de acordo com o INPE.

Durante o mês de julho deste ano, Juara registrou um total de 112 focos de incêndio, demonstrando um crescimento significativo em relação aos meses anteriores. No mês de junho, foram contabilizados 62 focos, enquanto em maio houve 38 ocorrências. No mês de abril, o número foi de 10 focos e, em março, apenas dois foram registrados.

O aumento expressivo desses números é motivo de preocupação para as autoridades locais, e medidas emergenciais estão sendo avaliadas para conter o avanço das queimadas e proteger o meio ambiente, a biodiversidade e as comunidades da região.

As causas desse incremento no número de focos de incêndio em Juara são complexas e podem estar relacionadas a diversos fatores.

É essencial que todos estejam atentos aos riscos e impactos ambientais causados pelas queimadas, adotando medidas para proteger a natureza e garantir um futuro mais sustentável para Juara e suas gerações futuras.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br