Juara – Mato Grosso

23 de agosto de 2025 22:39

Juara pode ser beneficiada com novo programa federal que permite atendimento do SUS em hospitais particulares conveniados a planos de saúde. Entenda como

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que uma nova medida do Governo Federal pode trazer grandes benefícios para a população do Vale do Arinos, especialmente para os moradores de Juara, onde o Hospital Municipal é referência em saúde pública para toda a região e onde também funciona o Hospital São Lucas, hospital particular conveniado à operadora de plano de saúde Unimed.

O programa federal, chamado Agora Tem Especialistas, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde, permitirá que operadoras de planos de saúde que possuem dívidas com o SUS quitem esses débitos oferecendo serviços gratuitos à população que aguarda atendimento especializado na rede pública. A estimativa inicial é converter R$ 750 milhões em atendimentos médicos, como consultas, exames e cirurgias.

Se implantado em Juara, o programa poderá reduzir drasticamente as filas de espera por especialistas nas unidades públicas, usando a estrutura já existente do Hospital São Lucas, que possui médicos, equipamentos e capacidade para atender especialidades como ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, oncologia e otorrinolaringologia.

Na prática, se a Secretaria Municipal de Saúde aderir ao programa e cadastrar a demanda de pacientes em fila por essas especialidades, a Unimed – ou outra operadora com dívida ativa com o SUS – poderá se comprometer a realizar esses atendimentos diretamente no Hospital São Lucas, sem qualquer custo para os pacientes.

Além de beneficiar diretamente o cidadão, a medida também contribui para desafogar o Hospital Municipal de Juara, que atende não só a cidade, mas também pacientes de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

O atendimento será fiscalizado por mecanismos rígidos, e só será considerado concluído quando todo o processo – desde a consulta até exames e cirurgias – for realizado. Cada pacote completo gerará um certificado que abate parte da dívida do plano com o SUS.

É importante ressaltar que, essa suposição ainda merece estudos, visto que a reportagem não consultou nenhuma das partes para saber se existe interesse, se existe ou não viabilidade econômica, enfim, a medida governamental é real, está anunciada, mas no caso do Vale do Arinos, é preciso que as autoridades de saúde deem o primeiro passo.

A expectativa é que esse modelo seja adotado rapidamente por municípios que enfrentam longas filas por falta de médicos especialistas. Segundo o Ministério da Saúde, a medida é histórica e visa transformar dívidas em ações práticas que devolvam dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Cabe agora ao município de Juara avaliar essa oportunidade e formalizar sua participação junto à plataforma federal InvestSUS, o que poderá representar um avanço significativo na qualidade e agilidade dos atendimentos médicos à população.

Fonte: acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.