Juara – Mato Grosso

6 de dezembro de 2025 08:08

Juara recebe atendimento eleitoral no Atacado Bela Vista neste sábado (6)

foto;Anderson Pinho

Horário de atendimento é das 8 às 17 nos dois dias do mutirão organizado pelo Cartório da 27ª Zona Eleitoral; foco é a biometria

Estabelecimento está situado na Avenida José Alves Bezerra, 737

O Atacado Bela Vista, em Juara (distante 730 km de Cuiabá), é nesta sexta (5) e sábado (6) um ponto de atendimento da Justiça Eleitoral no município para o cadastramento biométrico. Um posto eleitoral provisório foi montado nas instalações do estabelecimento, que está localizado na Avenida José Alves Bezerra, 737. Enquanto um servidor realiza os atendimentos, o outro faz panfletagem no entorno, dentro e na porta do comércio. O horário de atendimento é das 8 às 17 nos dois dias do mutirão, organizado pelo Cartório da 27ª Zona Eleitoral, com sede no município.

O foco é o cadastramento biométrico, mas outros serviços são oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, dentre outros. A solicitação para o mutirão no supermercado partiu do juiz eleitoral da 27ª ZE, Fábricio Savazzi Bertoncini. “A necessidade do atendimento é justificada, ainda, em razão do baixo índice de eleitores com biometria na região. O atendimento externo é relevante, sendo possibilitado alcançar eleitores que não comparecem ao cartório”, observou.

Juara está em uma posição intermediária no ranking do cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O monitoramento da evolução do cadastramento biométrico em Mato Grosso mostra que o município aparece na 122ª posição entre os 142, com um índice de 78,44% de cobertura biométrica, perfazendo um público de 19.368 eleitores, contra 5.323 que até o momento não cadastraram a biometria. No município, que integra do Vale do Arinos (por causa do rio), há um universo de 24.691 pessoas aptas a votar.

O chefe do cartório eleitoral no município, Michael Carvalho de Sá, explica que o atendimento no supermercado é fruto de uma parceria, assim como outras realizadas no município. “No estabelecimento, o servidor anda com um QR Code para que o eleitor possa fazer a consulta. Se o eleitor estiver sem a biometria, imediatamente é orientado a procurar o posto eleitoral no supermercado. O horário é diferenciado para poder atingir um público que alega falta de tempo para ir até o cartório”, destaca o servidor.

Sá também enfatiza que, apesar das estratégias da Justiça Eleitoral, nem todo eleitor tem aproveitado as oportunidades dos mutirões já realizados no município, como o do Dia “E” – de Eleitoral – promovido pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), em virtude da campanha “Biometria 100%”. Mesmo assim, o cartório prepara para o dia 13 de dezembro a última chance em 2025 para que o eleitor receba atendimento da Justiça Eleitoral. “Programamos para o sábado da semana que vem um atendimento estendido na sede do Cartório Eleitoral de Juara, das 8h às 17h, para dar mais uma oportunidade à população do município. Será o último atendimento de 2025, em virtude do recesso forense na Justiça Eleitoral”, informou Michael Carvalho de Sá.

O Cartório da 27ª Zona Eleitoral está localizado na Rua Anita Garibaldi, 190, Jardim Boa Vista. Os telefones para informações são: (66) 3199-0827, Fax: (66) 3199-0828 e (66) 99204-1321 (WhatsApp). Compõem a 27ª Zona Eleitoral os municípios de Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte, além de Juara.

Documentos Necessários

Para receber atendimento da Justiça Eleitoral no Atacado Bela Vista, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital.

Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma via urbana em um dia ensolarado, com um supermercado de fachada vermelha chamado “Atacado Bela Vista” à esquerda e algumas motos e carros estacionados em frente. À direita, há uma grande árvore fazendo sombra sobre a calçada e, mais ao fundo, comércio local e veículos seguindo pela avenida, compondo um cenário típico de uma rua movimentada da cidade.

Fonte: acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.