Juara – Mato Grosso

1 de fevereiro de 2026 09:51

Juara registra crescimento no número de MEIs, mas avanço é menor que em anos anteriores

Juara iniciou 2026 com crescimento no número de microempreendedores individuais (MEIs), embora em ritmo mais moderado em comparação a anos anteriores.
A informação foi confirmada pelo agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Rafael Vicente de Oliveira, em entrevista à Rádio Tucunaré.
Segundo Rafael, no fechamento de 2025, o município registrou um aumento líquido de 91 MEIs em relação a dezembro de 2024.
Apesar do crescimento, ele explica que o número poderia ser maior, já que muitas empresas foram desenquadradas da categoria MEI para microempresa, além de encerramentos de atividades.
“Mais de 100 empresas em Juara deixaram de ser MEI no ano passado por crescimento e desenquadramento, o que acaba reduzindo o saldo final, mesmo com muitas novas formalizações”, destacou.
Atualmente, Juara conta com aproximadamente 2.400 microempreendedores individuais ativos. De acordo com o agente, o percentual é considerado bom para o município, porém a curva de crescimento tem sido menor do que em anos anteriores, quando o aumento anual chegava a variar entre 200 e 400 novos MEIs.
Durante a entrevista, Rafael também explicou a importância da formalização como MEI. Entre os principais benefícios estão a contribuição para o INSS, garantindo acesso à aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, além da possibilidade de emitir nota fiscal, contratar um funcionário, obter melhores taxas em maquininhas de cartão e atuar de forma regularizada.
Outro destaque foi o acesso a linhas de crédito por meio da Desenvolve MT, banco de fomento do Estado de Mato Grosso.
O agente ressaltou programas como o Jovem Empreendedor e o Mulher Empreendedora, com taxas de juros abaixo de 0,5% ao mês, além de outras opções para capital de giro, aquisição de máquinas, equipamentos e construção.
Por fim, Rafael reforçou que o MEI é uma ferramenta importante para combater a informalidade e garantir segurança ao trabalhador.
“O microempreendedor consegue trabalhar dentro da legalidade, com proteção social, acesso a crédito e mais condições para crescer e prosperar”

Fonte: acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.